([email protected])

Todos nós podemos imaginar se ainda não tivemos a oportunidade de ver, o que significa a movimentação numa Estação Rodoviária ou num Aeroporto de uma grande cidade. Muita gente se movimentando freneticamente, de lá para cá e daqui para lá, à procura de seu destino. O sistema de som anunciando os horários e destinos dos aviões e dos ônibus ou dizendo que aquela é a última chamada. E todos ali, apesar de irem a lugares diferentes, com um único destino, o destino eterno. E todos chamados por Deus. Cada um de nós é viajante, peregrino para a casa do Pai. Somos peregrinos marchando para Deus.

Um dia Jesus se encarnou e se fez gente, assumiu a nossa realidade, tornou-se nosso companheiro de peregrinação para nos dar segurança e certeza quanto ao destino de nossa viagem. “Quem me segue não caminha nas trevas” ou, “para onde eu vou, conheceis o caminho”. Jesus garantiu até que já preparou um lugar para nós. Quanto carinho de Jesus! Ele mesmo preparou esse lugar para estarmos sempre juntos com ele. Jesus até rezou assim: “Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo” (Jo 17,24). Como é maravilhoso saber que Deus nos amou desde sempre!

Todas as pessoas têm suas preocupações, suas dúvidas, fazem suas ponderações. Tomé, um dos apóstolos, não era diferente. Para ele, antes da Última Ceia, Jesus afirmou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6). Estas palavras nos convencem de que quem anda com ele chegará ao seu destino. E o nosso destino é Deus. Para chegar a esse destino não há outro caminho que não seja Jesus. É ele que nos leva ao Pai.

Lamentavelmente há muita gente que se ilude procurando e experimentando outros caminhos, mas ao final, só engano. E nós, apesar da advertência de Jesus, ainda nos deixamos enganar. Ficamos esperando que as promessas dos homens se realizem. E são tantas essas promessas. Promessa de paz, de melhores condições de vida, de justiça, e nada aparece.

A verdade é que há um só caminho. Esse caminho é Jesus com sua presença em nossa vida, com seu novo mandamento orientando nosso agir, aproximando-nos uns dos outros, fazendo-nos irmãos, numa antecipação daquilo que será a nova civilização, a civilização do amor.

Ao afirmar que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus nos alerta a fugirmos da tentação de querer ocupar o lugar de Deus, confiando mais em nossas técnicas do que na verdade dele. Nós não temos solução para nada sem Jesus. Só com Ele, pois só Ele é a Verdade. Eis porque precisamos de sua luz projetada em nossa fé limitada e frágil. É assim que chegaremos à verdadeira Vida. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!” (Jo 14,6).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]