E SEUS NOVOS MEMBROS

[email protected]

A Academia Mater Salvatoris, festejando seus 34 anos, recebeu dois expressivos membros.Zenaide e Silvoney Sales são os novos sócios – ela tem como patrona Nossa Senhora de Loreto e ele, Nossa Senhora de Fátima.

A cerimônia, presidida pelo Presidente Prof. José Nilton,contou com a presença do Mons. Sado, de convidados e de muitos familiares dos novos membros.

Zenaide no seu discurso pausado e bem elaborado,começa sublinhando o choque que teve ao ser convidada para esse sodalício.E imaginou Maria no anúncio do Anjo.Mas se lembrou da palavra de Albert Einstein: “Deus não escolhe os capacitados,mas capacita os escolhidos”.E dessa forma, assumiu a missão, acrescida a tantas outras que já tem. Ela ocupa a cadeira que pertencera à professora Ana Lúcia Uchoa Peixoto, que fora presidente do Instituto Feminino.Lembrou que sua predecessora nasceu no Ceará, tendo sido formada no Rio de Janeiro. Na Bahia desenvolveu várias atividades ligadas à museologia. E acrescenta:” Deixou Ana Lúcia um legado de vida cristã muito bonito e que pode ser traduzido em poucas palavras: foi mulher de oração, mulher de ação, mulher de muita generosidade e serviço. Soube amar. Soube perdoar. Soube compreender. Soube partilhar os dons que lhe foram confiados por Deus. Soube ser filha de Maria e proclamar os seus louvores”.

Sobre Loreto, afirmou que não conhecia a história. Mas essa foi a chance de descobrir o mistério que envolve a casa da Sagrada Família que está naquela cidade italiana.Invenção do imaginário cristão, lenda medieval?Essa devoção já tem 716 anos e tudo começou em 1294.A persistência dessa presença é que mostra o seu lugar na vida dos que crêem.E afirma ainda Zenaide: “A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem, tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade. A construção da Basílica se iniciou em 1469, sendo ampliada ao longo dos séculos. Nela se venera a pequena escultura da Virgem, em cedro negro, que deu origem à devoção de Nossa Senhora de Loreto. Um princípio de incêndio destruiu a imagem original, em 1921. Mas, no ano seguinte, o Papa Pio XI abençoou a réplica dessa estátua, que é venerada no Santuário de Loreto, especialmente no dia de sua festa oficial, em 10 de dezembro”.

Silvoney Sales começou de forma literária, homenageando o seu predecessor:” Digo que esta é uma noite de homens não apenas no sentido masculino da palavra, mas de humanidade porque tenho à minha frente tantas pessoas queridas, amigas. Digo que esta é uma noite de homens e de livros porque preciso saudar aquele a quem estou sucedendo: o grande Paulo Segundo da Costa”. E trouxe os dados relacionados ao seu curriculum:”Cearense de Quixadá, Paulo Segundo da Costa chegou a Salvador em 1943, quando ainda era estudante, trazido pelo seu irmão, Pedro Segundo da Costa. Estudou no Colégio da Bahia e, em dezembro de 1951 formou-se pela Escola Politécnica. O engenheiro civil Paulo Segundo da Costa é um homem de letras e de números. Embora na sua profissão de engenheiro ele viva cercado de cálculos, é autor de vários livros que contam muito da história de Salvador e da Bahia. Dotado de grande sensibilidade e intelecto, Paulo Segundo é um defensor e propagador da cultura”.

Silvoney e sua família são marcados pela fé e essa foi uma ocasião para dar esse testemunho.Um dos mais fortes sinais manifestado nesse sentido, foi por ocasião da morte de Érica, a filha caçula – eles dirigiram pessoalmente as missas de 7º e 30º dias, cantando e admoestando a assembléia litúrgica.E ainda acrescenta: ”A fé não necessita de nenhuma prova ou de alguma evidência racional. Mas ela se manifesta de diversas maneiras na vida de cada um de nós e na sociedade de uma maneira geral. Não me refiro apenas às grandes celebrações eucarísticas e grandes manifestações que tem levado milhares de fiéis a templos e eventos católicos. Mas também àquelas manifestações que edificam no seio da sociedade obras que contribuem para perpetuar por meio da cultura a propagação da fé em Jesus Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Ocupou um lugar especial, na fala de Silvoney, a descrição da história de Fátima, os três pastores, os milagres relacionados àquele lugar, assim como também as visitas dos Papas, desde Paulo VI, como peregrinos no meio do povo que ali acorre.

Uma das mais fortes devoções do expressão católica está na devoção a Fátima.Essa prática tem crescido e se espalhado em todo o mundo. Desde então, inúmeros santuários e templos são dedicados a ela nos quatro cantos do planeta. E Silvoney, como bom baiano, não se esqueceu de mostrar essa devoção na sua terra:”Aqui em Salvador não é diferente. Na Bahia de templos e tradições, a devoção a Nossa Senhora de Fátima fez erguer em nossa cidade três importantes santuários dedicados a ela: um no Garcia, no Colégio Antonio Vieira, uma no Acupe de Brotas e outra em Stela Maris”.

E concluiu sua fala convidando a todos a cantar o tradicional “A treze de maio na Cova da Iria No céu aparece a Virgem Maria. Ave, ave, ave Maria”.

Sebastião Heber.Prof. Adjunto de Antropologia da UNEB, da Faculdade 2 de Julho. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da BA e da Academia Mater Salvatoris.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]