No artigo 227 da Constituição Federal consta que é dever de todos: família, cidadãos e governantes, assegurar à criança e ao adolescente com ABSOLUTA PRIORIDADE , o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Isto quer dizer que deve-se colocar a criança e o adolescente em primeiro lugar como critério no planejamento de DESENVOLVIMENTO, sócio-político-econômico do País.
Será que está acontecendo isso no Brasil?
Fazer isso é difícil para qualquer sistema sócio-político-econômico que queira se colocar acima da PESSOA HUMANA em seus planos de desenvolvimento.
O País que conseguir assegurar às suas crianças e adolescentes um desenvolvimento de qualidade, será um País abençoado por Deus com um VERDADEIRO DESENVOLVIMENTO, onde as crianças e adolescentes terão condições de estar saudáveis de corpo, mente e espírito, podendo relacionar-se melhor consigo mesmo, com o outro, com Deus e com a criação; crianças que vão nos ensinar como promover a PAZ, como SER FELIZ.
“Eu fico com a pureza das respostas das crianças: é a vida, é bonita, e é bonita. No gogó.” (Gonzaguinha)