“Uma análise reflexiva do processo de desconstrução dos preceitos e conceitos do ‘logos’ e do ‘ethos’Cristãoempreendido pelas políticas públicas do PT e do Governo Lula.”

A tese que temos defendido nesta série de artigos, analítico-reflexivos, sobre a Era do Estado Petista-Lulistaé a de que,peremptoriamente, pelo que vimosse passar, factualmente, ao longo desses oito anos de mandato e exercício do poder governamental federal – tendo em vista, principalmente, as disposições executivas e legislativas apresentadas e consecutadas, ano a ano(todas, aqui, objeto das nossas investigações, intelecçõese ilações) pelo governo do Presidente Lula –os valores absolutos do Cristianismo não se coadunam com a grande maioria das políticas públicas, programas e projetos da plataforma governamental e institucional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Como vimos no artigo anterior, em linhas gerais, no primeiro mandato presidencial petista (2003-2006), inspirado e fundamentado num modelo de ação gramsciano, o Presidente Lula e seus aliados, de modo sibilino e latente, através de uma revolução conceitual e intelectual quase que imperceptível, começaram, paulatina e sorrateiramente, a construir uma nova mentalidade e intelectualidade em todos os segmentos sociais e setores do poder estatal, a fim de assumir o controle ideológico e político do Estado brasileiro. E assim o fizeram e tiveram bom êxito neste, por certo, maquiavélico– e pela malignidade iconoclastadas marcas históricas empreendidas por seu autor maior, poderíamos adjetivar de “Lulista” – projeto de tomada do (in)consciente coletivo.

E no que se constituiu esta nova mentalidade e intelectualidade?Poderíamos responder a esta indagação – de acordo com as realidades do governo petista a que estivemos submetidos nos últimos anos – sob várias perspectivas. Como por exemplo, a mentalidade inescrupulosa e estapafúrdia dos agentes petistas estatais que fazem da máxima “os fins justificam os meios” um princípio (anti)ético de conduta. Mas como nossa análise se centra, precipuamente, sob o prisma do Cristianismo e seus valores fundantes, vamos respondê-la, então, com fulcro, unicamente, neste ponto de vista. Assim sendo,lato sensu,a resposta à interrogativa anterior é: a mentalidade e intelectualidade constituídas pelo Estado do PT e do Governo Lulaforam – e são – todas no sentido de promover a desvirtuação e desconstrução do Logos(pensamento)e do Ethos (valores)do Cristianismo. Neste sentido, se o Senhor Jesus Cristo foi – e é – o Caminho para a Verdade e para a Vida, o Governo Lula tem sido o caminho para a Mentira e para a Morte.Se nos lembrarmos, tão-somente, de alguns poucos fatos desses últimos oito anos, concordaremos – em gênero, número e grau – com essa asserção ilativa (por exemplo,a questão do mensalão – quando os representantes do povo votavam, mentindo e enganando o povo, e prostituindo suas próprias consciências; e a questão da política abortista do Ministério da Saúde,o qual, mesmo brecado pela pressão da sociedade brasileira, intenciona, ainda, a todo custo, promover a morte precoce do ser humano).

Esta nova mentalidade e intelectualidade – por certo, anticristãs – promovidas pelo Estado do PT e Governo Lula assentam-se, sobretudo, além dos fundamentos teóricos gramscianos já descritos por nós, em duas outras vertentes– também altamente anticristãs –do pensamento filosófico pós-moderno: o Desconstrucionismo e as concepções QUEER. Mesmo que grande parte da liderança e militância petista não tenha consciência dos termos e significados desses quadros teóricos referenciais – e, por assim ser, na maioria das vezes, realizam suas ações políticas sob o manto de uma alienação automatista– é fato que, em verdade, grande parte dos fundamentos da anticristandadeda plataforma político-governamental petista aí reside. E no que consistem, então, o Desconstrucionismo e a condição QUEER, como conceitos fundantes da ação petista-lulista?

Pois bem. A condição QUEER já a explicamos no artigo anterior. Trata-se da infusão do pensamento relativista do Movimento GLBT em todos os segmentos sociais, no sentido de promover a antinatural e anticristã idéia de que a sexualidade é uma questão simplesmente cultural e não de gênero, de modo que, por exemplo, se um homem ou uma mulher decide manter relações sexuais com um cavalo isso não se constitui num transtorno mental, mas simplesmente uma forma livre, natural e normal de expressão da sua sexualidade, que, portanto, deve ser respeitada e incentivada. Do mesmo modo, entende o pensamento QUEER, que a pedofilia não é um problema a ser tratado e sim mais uma forma de expressão a ser cultivada, porque, assim sendo, os adultos estariam demonstrando todo o seu afeto e amor pelas crianças, da forma mais íntima possível. Esse é o pensamento QUEER. Ademais, este termo queer é de origem inglesa e vem da apócope do termo queen– rainha, em inglês – formando, com a supressão do “n” e o acréscimo do “r”, o adjetivo, também inglês,queer, que, literalmente, significaria “estranho” (de fato, isso é muito estranho! Para não dizer bizarro ou demoníaco).

E o Desconstrucionismo no que se constitui como conceitos fundantes da ação petista-lulista? Trata-se de uma teoria filosófica desenvolvida pelo pensador franco-argelino Jacques Derrida – um dos maiores, se não o maior, iconoclasta anticristão do século XX – a partir da leitura e interpretação que ele faz da filosofia do, não menos, anticristão,pensador alemão,Martin Heideger (1889-1976), sobretudo da obra “SeinundZeit” (“Ser e Tempo”), publicada em 1927. Martin Heideger, inclusive, foi o filósofo que introduziu os textos de Friedrich Nietzsche (1844-1900 – o homem que quis matar Deus e morreucedo de pneumonia) na filosofia acadêmica do século passado, sendo, assim, um dos principais filósofos que propagou a ideia de se destruir a metafísica teológica clássica e todo pensamento que tivesse fundamento em algo transcendental, isto é, em ultima ratio, em Deus. Foi Heideger, desse modo, o principal responsável pela introdução do discurso de que não existem verdades absolutas, isto é, o Logos de Deus; e, por assim ser, não existem verdades objetivas, tudo é uma questão de performance de linguagem. Eis a famosa e apóstata virada linguística filosófica. Eis o pensamento anticristão de Martin Heideger: a tentativa de Destruktiondo Logos e Ethos do Cristianismo e da tradição moral, judaico-cristã, da civilização ocidental, escrita em “SeinundZeit” (1927).

Jacques Derrida, bebendo dessas fontes anticristãs, construiu a ideia filosófica de que, em nenhuma escritura, existe o sentido objetivo, real e verdadeiro das palavras ali expressadas. Isto é, como disse em sua obra Gramatologie (1967), tudo que encontramos na linguagem e nos textos escritos é um sistema de diferenças múltiplas e sutis de onde emergem os significados, de modo que a filosofia se equivoca ao buscar a verdade essencial que estaria na “essência das coisas”, porque, de fato, como disse Martin Heideger, isso não existe. Em síntese: interprete você mesmo os textos e falas como quiser, porque a sua interpretação será válida e verdadeira de qualquer modo e em qualquer situação. Eis aí o relativismo de formas e conteúdos da pós-modernidade. E, assim, Derrida influenciou todo o pensamento filosófico, científico e universitário, conclamando todos a desconstruírem as verdades que as escrituras – incluindo aí as Escrituras Sagradas – afirmam existir. Se a palavra de ordem de Heideger foi a Destruktion do Cristianismo, a de Derrida foi Déconstructivismedo Cristianismo. Em síntese: um foi mais radical, tentou a destruição dos valores e pensamento cristão e não conseguiu, embora conseguisse, de fato, destruir 6 milhões de judeus no holocausto nazista (regime que ele ajudou a legitimar); o outro, tentou a desconstrução ou reinterpretação das verdades do pensamento cristão. E é, exatamente, isso que tentou fazer o Estado do PT e do Governo Lula de 2003 a 2010.

Assim, o Estado Petista-Lulista, sob o fulcro das concepções Desconstrutivistas e QUEER, fez proposições legislativas e executou políticas públicas e programas de governo que visaram à desconstrução – e, às vezes, destruição, como propôs Heideger – de valores e conceitos basilares da moral cristã, tais como, o significado bíblico e cristão de Família, Casamento, Vida, Verdade, Liberdade, Pátrio Poder,Autoridade, Hierarquia, Propriedade, Ordem, Direitos e Deveres humanos,e etc. Hoje, no nosso país, não sabemos mais identificar o que é o Bem, o que é o Belo e o que é a Verdade, porque esses são valores dissipados na mentalidade soberba do ser humano que se arvora, arbitrariamente, mesmo sem ter condições de exercício pleno para isso, no direito de se considerar a medida de todas as coisas, das que são e das que não são.

Destarte, como dissemos em outro escrito, nos termos gramscianos, heidegerianos, derridarianos y “lgbtianos”, eis a “Revolução Iluminista” do Estado do PT e do Governo Lula de 2003 a 2010: a formação de um Brasil laico, anticristão, a(i)moral, corrupto (onde os fins justificam os meios), adepto de uma democracia do tipo ditatorial-plebiscitária, onde a “sociedade” (nós) é menos importante que o “movimento social”, de tal modo que a maioria do ser social – suas crenças, valores e convicções cristãs – é subjugada pelas políticas ditatoriais de uma minoria, engajada e abertamente, anticristã.

(*) Uziel Santana dos Santos
[Professor da UFS, Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorando em Direito pela Universidad de Buenos Aires]
http://www.uzielsantana.pro.br
e-mail: [email protected]

Artigo publicado no Jornal Correio de Sergipe em 23 de abril de 2010.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]