([email protected])

Jesus, depois de chamar para estarem com ele, enviava em missão para mostrar que lá, na realidade da existência humana, aconteceria o grande aprendizado. Lá se aprenderia a ser discípulo. Por isso, a necessidade de avaliar continuamente para ver como se estavam saindo no seguimento. E o critério de avaliação era este: “Para o discípulo basta ser como o seu mestre” (Mt 10,25)

O seguimento de Jesus nessa perspectiva supõe profundo conhecimento de sua pessoa, de sua história, de seu projeto, acreditando que nele Deus se entregou totalmente e se revelou tal qual é, mostrou seu verdadeiro rosto.

Seguir Jesus significa tornar-se imitador dele não só nas vitórias, mas também no sofrimento, para atualizar no hoje da história e da vida o mistério redentivo.

O seguimento como vocação realiza-se na comunidade cristã, que, mais que uma instituição, é participação na vida de Jesus. Ele é o tronco, a fonte da graça. Por isso, a comunidade como um todo é vocacionada a produzir frutos, a viver o amor. Não produzir, permanecer na esterilidade seria negação da graça, seria receber a graça de Deus em vão.

Somos chamados ao seguimento na amizade. Jesus nos chama amigos e não servos para que fique claro que o nosso compromisso é adesão livre, atitude de quem ama e está convencido de que é amado.

Nossa missão, pois, como seguidores e seguidoras é testemunhar o amor de Deus para que haja vida.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]