novembro 2009.

Formas de concretizar a mística

Não existe uma única explicação sobe a mística, assim como não há uma forma única de como manifestar a mística que alimenta a vida e a ação das pessoas. Tudo o que se pode dizer é que a mística tem um conteúdo que se expressa. Ela deve brotar, e as vezes, até explodir conforme o momento, o ritmo, a cultura das pessoas. Ela aparece:

* Na postura pessoal – Porque a mística é, sobretudo, a vivência de valores e convicções. Por isso, é na vida e nas atitudes pessoais que a mística mais se manifesta: a) o amor pelo povo; b) a solidariedade; c) o espírito de humildade, d) o espírito de superação, iniciativa e ousadia. e) o espírito de sacrifício; f) o companheirismo, g) a pedagogia do exemplo;

* Na beleza e acolhimento do ambiente – a mística deve aparecer e atrair pela simplicidade e significância dos adornos, pela simbologia, luz, cores, festa, música… São fatores que despertam as diversas dimensões do ser humano como a sensibilidade, subjetividade, cultura, história, espiritualidade….

* Na manifestação pública e coletiva – Cada grupo tem formas particulares de expressar seus valores, princípios e sua vida. Mas, a experiência recomenda que se leve em conta alguns critérios na manifestação pública da mística: a) Ser uma atividade onde as pessoas participam com o corpo, mente e sentimento; b) Não é um show para ser assistido; deve envolver as pessoas (o uso da poesia ou canção exige texto quem participa e alguém que saiba tocar); c) não combina com a preparação de surpresas, causar impacto, provocar sensação… d) A celebração da mística deve ser bonita, criativa, breve, com certa solenidade, simples e bem feita e sempre ligada ao tema do momento; e) É bom usar símbolos, gestos e incorporar expressões culturais, testemunhos pessoais… Mas, é preciso evitar que se torne mera apresentação teatral; f) A mística pode ser expressa no começo de uma atividade coletiva (concentra a atenção e recorda o espírito que une o grupo), mas pode e deve ser feita a qualquer momento: um canto, um grito de guerra, uma declamação, um silêncio… g) A preparação é necessária para evitar a improvisação, mas não pode virar um tormento para as pessoas que coordenam a celebração; h) Não é necessariamente uma “reza”, mas é momento sério, solene que não comporta dispersão, cochichos e brincadeiras descabidas.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]