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O termo literatura apresenta uma pluralidade de conceitos. Podendo vir a ser desde uma epopéia grega a uma simples carta de amor. Os esforços para tornar esse conceito singular vêm desde o período da Acrópole grega onde Aristóteles e Platão esboçaram as primeiras definições. Nesse período, o termo literatura significava a arte de compor ou escrever bem; os homens de letras etc. No decorrer da história, somaram-se a raiz do termo novos significados. Sendo, talvez, o mais conhecido o conjunto de obras clássicas de uma época ou de um país. Mas quem classifica esse conjunto de obras? Os mesmos que dão ao texto o teor de literário ou não-literário. A crítica literária é uma das responsáveis em julgar uma obra como sendo boa ou má. Tal seleção, muita das vezes, faz-se a partir de parâmetros conceituais do próprio crítico que leva em conta fatores como: quem é o autor, qual o tema, a editora, o público alvo, o tipo de linguagem usada etc. Também a escola mostra-se como instância seletiva, pois legitima algumas obras em detrimento da condenação de muitas outras: aquelas consideradas de leitura inadequada a formação dos estudantes. É justamente esse autopoder, individual, de classificação o culpado por essa pluralidade conceitual. Tanto que o que antes não se considerava, não possuía prestigio hoje passou a tê-lo. A prosa era considerada de categoria inferior na antiga Grécia. Somente no século XVIII passou a sentar-se a direita das grandes obras com o nascimento do romance. Concebe-se, então, que o conceito de literatura depende em muito do ponto de vista de quem o define e do sentido da palavra para cada um.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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