(Homilia no Culto Ecumênico de abertura da Campanha da Fraternidade 2010)
Recife, 20 de Fevereiro

“Este e o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos nele”!
Irmãos e irmãs, quando nos reunimos para o louvor de Deus e para avivar a experiência de Sua presença em nosso meio, costumamos ler a Bíblia. E os antigos textos, no contexto de nossa vida hoje, têm o admirável poder de fazer ressoar em perene atualidade a Palavra de Deus, seu terrível julgamento e a boa noticia de que é possível sermos mais felizes. A Bíblia nos ajuda a perceber o sentido do que estamos a fazer aqui.
Recitamos o Salmo 1º. Sabemos que os Salmos 1º e 2º são como o pórtico de entrada no saltério. No Salmo 2º se revelam a figura e a tarefa do Messias, de estabelecer a paz entre as nações mediante a vitória sobre os poderes que conspiram contra Deus. No Salmo 1º apresentam-se os justos, o cortejo do Messias, aqueles e aquelas com quem Deus pode contar para realizar seus propósitos na história.
Curioso, a liturgia nos faz tomar como oração o elogio que o Espírito Santo nos faz: “Feliz quem não anda no projeto dos perversos e no caminho dos pecadores não se detém e na roda dos escarnecedores não se assenta”. O corpo dos seguidores de Cristo, em todos os seus movimentos, nada tem em comum com o corpo dos inimigos de Deus, e seu mundo interior é habitado pela Lei do Senhor, nela está o seu prazer, é ela seu alimento constante, ruminação dia e noite. São como árvore, sólida, enraizada, bonita e fecunda em folhas e frutos. Os perversos não passam de palha arrebatada pelo vendaval.
Não resistirão ao juízo, enquanto aos justos, Deus os “conhece” intimamente, de intimidade matrimonial.
E qual é o núcleo da vontade de Deus? É o que nos diz a lição de Deuteronômio, o Livro da Aliança, nascido dos ambientes proféticos. Quando lemos a Bíblia, vemos com clareza que o centro da revelação e da prática da fé é a liberdade. Deus revela o Seu Nome ao inspirar Moisés à obra de libertação do povo. A Lei da Aliança é dada para garantir, pela igualdade e o respeito, a liberdade. O Apóstolo S. Paulo resume na liberdade toda a obra de Cristo: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.” É na experiência de ser livre que fazemos a experiência de Deus como dimensão transcendente e humanizadora da vida. “Deus” é o nome teológico, “Liberdade” é o nome antropológico da experiência de ser plenamente pessoa humana. Fora da liberdade, qualquer religião é engano e alienação. Porque liberdade é sinônimo de amor e amor é sinônimo de serviço e dom da própria vida
No texto de Deuteronômio, toma-se como exemplo a libertação do escravo. Quando falamos de temas como liberdade, igualdade, justiça, fraternidade, facilmente cai-nos a acusação de românticos idealistas. Ao contrário, ao mencionar a libertação da servidão, a Bíblia é tremendamente realista. O suporte da liberdade é estabelecer uma economia que forneça os meios materiais para que a pessoa adquira autonomia: “Quando o deixares ir em liberdade, não o despeças de mãos vazias … Dá-lhe conforme a benção que o Senhor teu Deus te houver concedido”. Declarar livres as pessoas nas Constituições e leis não basta, se não lhes garante a base econômica (material) para o exercício da liberdade (espiritual).
(*) Bispo da Diocese Anglicana do Recife – DAR
Obs: A Parte IV será postada no próximo dia 04 de maio.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]