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A mobilidade Humana

O tema não é tratado em Puebla, mas não é desconhecido. Puebla fala das migrações maciças. Em Santo Domingo, os bispos preferem usar a expressão “mobilidade humana”, pelo fato de ser mais abrangente. Inclui, além das migrações internas e externas, outros fenômenos que interpelam a solicitude da Igreja: a repatriação, a deportação dos que não obtêm visto permanente, viagens, turismo e as peregrinações.

A ordem democrática

A Igreja respeita a legítima autonomia da ordem temporal e não tem um modelo específico de regime político. É uma repetição do que foi dito em Puebla. Aliás, Puebla trata desde tema com o título de Política.

Entre os fatores que contribuem para a deterioração da ordem democrática, são citados: corrupção administrativa, distanciamento das lideranças partidárias dos interesses das comunidades, o clientelismo político e o populismo.

Nova Ordem econômica

Até onde deve chegar a liberdade de mercado? Que características deve ter, para que sirva ao desenvolvimento das grandes maiorias? São questionamentos levantados pelos bispos, ao iniciarem o estudo do tema da nova ordem econômica. A resposta vem de imediato: é necessário um marco jurídico que assegure o valor da pessoa, a honra, o respeito à vida e à justiça distributiva e à preocupação efetiva com os pobres.

Quanto à dívida externa, os bispos perguntam se é válida o seu pagamento, se a sobrevivência dos povos corre sério perigo. Será válido pagar a dívida externa, se a população não foi consultada antes de contrair e quando esta foi usada para fins nem sempre lícitos? A Centesimus Annus faz este mesmo questionamento.

O documento denuncia os mecanismos da economia de mercado que prejudicam, fundamentalmente, os pobres; volta a ressaltar a econo-mia informal como necessidade de sobrevivência.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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