([email protected])

O governo Lula está encurralado, mas recusa encarar a verdade, prefere continuar submisso a interesses de grandes empresas. Logo mais às oito horas, em Brasília acontece mais uma marcha de protesto contra o perverso projeto Belo Monte, no rio Xingu. 700 participantes já confirmaram presença na esplanada dos ministérios, pessoas de várias partes do Brasil, do Movimento dos atingidos por barragens, grupos indígenas do Xingu, Movimento popular Xingu vivo, de Altamira.

Esta gente vai lá desmascarar a falta de democracia dos subalternos do governo federal, apontando as grandes irregularidades do plano, a violação dos direitos dos povos indígenas e moradores da região a ser inundada. As reações contra a desastrosa usina de Belo Monte já ecoam no exterior e isso incomoda mais o presidente Lula, que vende a imagem lá fora, de defensor do meio ambiente e da justiça social. De lá chegam manifestações de intelectuais, cineastas e movimentos ambientalistas.

Mas o presidente e seus subalternos batem os pés e arrogantemente afirmam que a usina será construída de qualquer jeito. Se faltarem empreiteiras o governo banca a construção. Os custos oficiais chegam a 19 bilhões de reais, porém algumas empreiteiras saíram da jogada afirmando que os custos reais chegarão a 30 bilhões de reais. Mesmo encurralado o presidente bate o pé e insiste em levar adiante o projeto.

Críticos sérios garantem que a usina só irá produzir 40% de energia, dos 11 mil megawattz anunciados pela Eletronorte. Ou o presidente está sendo enganado por seus subalternos, por ele não ler as críticas, ou ele mesmo junto com seus subalternos estão presos a compromissos secretos com interesses econômicos. Ele prefere destruir sua boa fama de conciliador, democrata por uma fama de incompetente, responsável por um grande desastre social, econômico e ambiental. Com a agravante de ser irreversível.

São tantos os pesquisadores, técnicos, cientistas e moradores da região que prevêem um desastre tão grande, destruição da Amazônia, violações dos direitos dos indígenas e das comunidades tradicionais, tudo isso acontecendo e a obstinação arbitrária continua. Só mesmo uma resistência maciça e firme irá parar esse crime. Se isso vier a acontecer, irá o governo democrata utilizar batalhões de policia e exército para impor seu plano?

p.s. Hoje, 15/04/2010 a Justiça Federal de Altamira já embargou o leilão, marcado para dia 20/04 por várias razões técnicas apontadas pelo Ministério Público Federal. Mas o governo já declarou que vai recorrer ao STJ por achar que está agindo corretamente. E o presidente já criticou a presença de estrangeiros dando opinião sobre questões nacionais. O cineasta Cameron disse que tinha consciência de ser estrangeiro, mas em defesa do maio ambiente ele é um sujeito planetário e portanto com direito de defender o planeta.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]