O Huang Ti Nei Jing elenca no seu bojo um conceito chamado de CÍRCULO DOS CINCO ELEMENTOS (Figura 1), esse conceito explica que nosso corpo é um sistema perfeito e fechado aonde o desequilíbrio ocorrido em um único ponto desencadeia uma reação a qual terminará com o desequilíbrio de todo sistema. Para entendermos melhor, acompanhemos o que chamamos de CÍRCULO DA ÁGUA na figura 1:
Cada órgão de nosso corpo apresenta uma característica energética, sendo cada uma dessas características manifestas por par de órgãos como pode ser visto acima, e como isso funciona? As setas em azul representam aquilo que chamamos de CICLO DE GERAÇÃO, por exemplo Vesícula Biliar e Fígado,que são MADEIRA, geram ou nutrem Intestino Delgado e Coração que são FOGO, na verdade isso é bem lógico, se você quiser alimentar o fogo de uma fogueira é só acrescentar madeira, portanto, o FOGO nutre a TERRA, e esta por sua vez nutre o METAL e assim por diante. Mas veja bem o que acontece se você jogar água na fogueira, claro que dependendo da quantidade o fogo reduzir-se-á ou se apagará, isso por que a característica do FOGO é produzir CALOR, assim como da TERRA a UMIDADE, do METAL a SECURA, da ÁGUA o FRIO e da MADEIRA o VENTO.

O desequilíbrio ocorre quando alguma ou várias das cinco características energéticas, CALOR, UMIDADE, SECURA, FRIO e VENTO, são alteradas, por exemplo quando sentimos mágoa de alguém esse sentimento faz com que entre CALOR no sistema do METAL como a característica do METAL é secura e não calor a pessoa sofrerá de alguma patologia a qual inicialmente se instalará nos pulmões, ainda à pouco cientistas “descobriram” algo que já havia sido elencado por Hung Ti, que o câncer de pulmão além da prática do tabagismo tem como uma de suas principais causas o acúmulo de mágoa.

Mas,veja que no interior do Círculo dos Cinco elementos existem setas em vermelho, essas setas indicam o que chamamos de ciclo de dominação ou AVÔ-NETO, quando o ciclo de geração por alguma razão deixa de nutrir algum dos sistemas, é ativada a dominação, por exemplo, no caso da mágoa a nutrição da ÁGUA pelo METAL torna-se deficiente e em alguns casos simplesmente deixa de existir então a TERRA passa a nutrir a ÁGUA pelo ciclo de dominação.

A princípio o importante é guardar bem esses conceitos para que daqui para frente nosso estudo seja mais proveitoso.

Obs: Imagem do autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I