O Huang Ti Nei Jing elenca no seu bojo um conceito chamado de CÍRCULO DOS CINCO ELEMENTOS (Figura 1), esse conceito explica que nosso corpo é um sistema perfeito e fechado aonde o desequilíbrio ocorrido em um único ponto desencadeia uma reação a qual terminará com o desequilíbrio de todo sistema. Para entendermos melhor, acompanhemos o que chamamos de CÍRCULO DA ÁGUA na figura 1:
Cada órgão de nosso corpo apresenta uma característica energética, sendo cada uma dessas características manifestas por par de órgãos como pode ser visto acima, e como isso funciona? As setas em azul representam aquilo que chamamos de CICLO DE GERAÇÃO, por exemplo Vesícula Biliar e Fígado,que são MADEIRA, geram ou nutrem Intestino Delgado e Coração que são FOGO, na verdade isso é bem lógico, se você quiser alimentar o fogo de uma fogueira é só acrescentar madeira, portanto, o FOGO nutre a TERRA, e esta por sua vez nutre o METAL e assim por diante. Mas veja bem o que acontece se você jogar água na fogueira, claro que dependendo da quantidade o fogo reduzir-se-á ou se apagará, isso por que a característica do FOGO é produzir CALOR, assim como da TERRA a UMIDADE, do METAL a SECURA, da ÁGUA o FRIO e da MADEIRA o VENTO.

O desequilíbrio ocorre quando alguma ou várias das cinco características energéticas, CALOR, UMIDADE, SECURA, FRIO e VENTO, são alteradas, por exemplo quando sentimos mágoa de alguém esse sentimento faz com que entre CALOR no sistema do METAL como a característica do METAL é secura e não calor a pessoa sofrerá de alguma patologia a qual inicialmente se instalará nos pulmões, ainda à pouco cientistas “descobriram” algo que já havia sido elencado por Hung Ti, que o câncer de pulmão além da prática do tabagismo tem como uma de suas principais causas o acúmulo de mágoa.

Mas,veja que no interior do Círculo dos Cinco elementos existem setas em vermelho, essas setas indicam o que chamamos de ciclo de dominação ou AVÔ-NETO, quando o ciclo de geração por alguma razão deixa de nutrir algum dos sistemas, é ativada a dominação, por exemplo, no caso da mágoa a nutrição da ÁGUA pelo METAL torna-se deficiente e em alguns casos simplesmente deixa de existir então a TERRA passa a nutrir a ÁGUA pelo ciclo de dominação.

A princípio o importante é guardar bem esses conceitos para que daqui para frente nosso estudo seja mais proveitoso.

Obs: Imagem do autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]