novembro 2009.

Mística não se confunde com mistificação, nem com misticismo, embora as palavras tenham a mesma raiz. Mistificação significa falsear, enfeitar ou deformar uma realidade, com a intenção de iludir a boa-fé das pessoas. Misticismo é a visão religiosa ou a explicação religiosa que fala da relação ou da contemplação direta e íntima com a divindade.

Esotéricos e góticos, santos e militantes, movimentos sociais e comunidades religiosas se apropriam da palavra “mística”. Uns fazem mística, outros dizem que têm mística, outros, ainda, são místicos. Vale saber várias idéias sobre a mística:

 Mística deriva de mistério. Conhecer mais e mais, entrar em comunhão cada vez mais profunda com a realidade que nos envolve, ir para além de qualquer horizonte – é fazer a experiência do mistério. Todas as coisas têm seu outro lado. Captar o outro lado das coisas e dar-se conta de que o visível é parte do invisível: eis a obra da mística.

 Mística é a capacidade de se comover diante do mistério de todas as coisas. Não é pensar as coisas, mas sentir as coisas tão profundamente que percebemos o mistério fascinante que as habita. O que importa é sentir sua atuação e celebrar a presença desta realidade essencial. Viver esta dimensão no cotidiano é cultivar a mística.

A mística é alma de um povo. A mística é a alma do sujeito coletivo, a identidade que se revela como uma paixão, que nos ajuda a ‘sacudir a poeira e dar a volta por cima’. Suportarei tudo, porque há em mim uma alegria, que nada nem ninguém conseguirá jamais matar!

 É nessa alegria que está a força dos militantes da causa social, é no sentimento da certeza de que se luta por uma causa justa, é na energia interior que lhes impulsiona todo vigor e coragem, que faz as pessoas suportarem tudo, mesmo a perda de companheiros; é aí que materializa a mística.

 A mística é o momento de reafirmar o compromisso com os ideais de uma concepção, de difundi-la socialmente, fortalecê-la politicamente, consolidá-la e legitimá-la ideologicamente e a forma de concretizá-la, aqui e agora.

 A mística irriga, pela paixão, a razão e nos ajuda a ser mais humanos, dispostos e a desafia coletivamente nossos limites; nos impulsiona a ir além do esperado, alimenta os valores e nos faz sentir parte de uma grande família.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]