Ainda permanecem vivas as imagens do terremoto no Haiti, com suas trágicas consequências. Por ser completamente inesperado, e por ter uma rara intensidade, este terremoto surpreendeu o mundo, que aos poucos foi se dando conta da gravidade da situação, traduzida em milhares de mortos, uma multidão de feridos, e a devastação da cidade.

Somada a violência do terremoto com a situação de pobreza em que se encontrava o país, resultou uma calamidade que só aos poucos foi revelando sua trágica realidade.

Na medida em que chegavam as informações, aos poucos o mundo foi se dando conta do tamanho do desastre caído sobre o pobre povo do Haiti, que já antes do terremoto se encontrava em situação de extrema pobreza e impasse político, tanto que há cinco anos contava com a presença de uma força militar das Nações Unidas, comandada pelo Brasil, com a finalidade de estabilizar a situação social, para que o país retomasse aos poucos, em condições mais favoráveis, o pleno exercício de sua soberania nacional.

Com o inesperado terremoto e suas trágicas conseqüências, as forças militares presentes no país se tornaram o ponto de apoio para a organização da ajuda mundial que precisa encontrar o caminho para atender às necessidades mais prementes de socorro às vítimas, e de reconstrução da estrutura básica que permita ao país ir retomando sua vida cotidiana.

A situação é de tal gravidade, que requer um plano de reorganização de toda a estrutura do país, que supõe recursos muito grandes que precisam ser articulados em escala mundial, a nível de governos.

Ao mesmo tempo, é preciso viabilizar a solidariedade mundial, que despertou em tantas pessoas a vontade de ajudar e de socorrer. Face à urgência da ajuda, e à dificuldade de concretizá-la, se mostrou de novo muito válida a experiência da Cáritas, que se colocou prontamente em ação, em nível mundial e também nacional. A campanha lançada pela Cáritas Brasileira, denominada “SOS Haiti”, vem tendo uma impressionante adesão, que se traduz nos milhões já arrecadados e enviados à Cáritas do Haiti.

A situação deste pobre país, agravada agora pelas conseqüências do terremoto, continua desafiando a humanidade, nos motivando para a atitude permanente de solidariedade, que encontra apelos concretos no cotidiano de nossa vida. A lembrança da situação do Haiti vai continuar nos motivando, por muito tempo, com certeza.

(*) (www.diocesedejales.org.br)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]