8. Uma mensagem tantas vezes repetida tende a naturalizar-se. O bombardeio diário da mídia (internet, rádio, TV, jornal, outdoors), pela insistência e pelas imagens, é capaz de criar e de nos jogar numa onda. Ainda mais que a rapidez e variedade das ofertas não deixam margem para discernimentos.

9. Seria fatalismo acreditar que a propaganda (comercial, política, religiosa) nos envolve por causa de sua perversa e até subliminar manipulação. Se nos atingem é por que exercem uma atração. Se encantam é porque insinuam respostas essenciais.

10. Pelo menos dois apelos universais, ligados aos interesses imediatos, mobilizam as pessoas: o medo de perder e a possibilidade de ganhar. Só um grau maior de consciência leva as pessoas a superar o reino da necessidade e buscar o reino da liberdade.

11. Os esforços pela emancipação humana se alimentam por dois valores humanos que se complementam – indignação e ternura. A indignação sempre alerta contra toda forma de injustiça e dominação. A ternura como paixão e celebração da Vida plena.

12. A propaganda experta pesquisa esses interesses e valores, explícitos ou inconscientes, em todo ser humano. Depois, aproveita datas significativas, criadas para quebrar a monotonia do cotidiano, para oferecer e vender a salvação para nossas carências.

13. Por isso, conseguem unir presentes, cores, festas… com fraternidade, família, abundância, paz, felicidade… Essa mistura gera o espírito de Natal onde as máquinas registradoras e as igrejas se reforçam. Como são respostas momentâneas, frustram.

14. Mas, na contradição, esses momentos provocam uma receptividade nas pessoas propícia à denúncia da exploração, opressão, desigualdades, violências… e o anúncio de uma esfera solidária e feliz de relação entre os humanos e com o planeta.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]