Toda medicina provém de Deus. Eclo – 38,2
Eis, portanto, a dignidade e grandeza da pessoa do médico.
Ele, como uma pessoa comum, eleva-se em honra por sua ciência, mesmo adquirida pelo estudo, esforço e experiência, foi-lhe concedida pelo ALTÌSSIMO.
É um privilégio todo especial uma pessoa sentir-se atraída para desenvolver e dedicar-se ao serviço do irmão, no aspecto que mais lhe aflige: dor, doença, sofrimento.

Acreditamos que o autêntico médico é fiel ao juramento prestado por ocasião da outorga do seu diploma, de ajudar incondicionalmente o doente, em qualquer circunstância de sua vida profissional e humana.

Os ensinamentos do PAI DA MEDICINA, o imortal HIPÓCRATES devem ser vivenciados e interpretados por todos os vocacionados pela multissecular CIÊNCIA.
Com o auxílio dos farmacêuticos que observando e descobrindo a eficácia das plantas, maravilha criada por Deus, elaboram os medicamentos para acalmar as dores e curá-las, os médicos devem fazer uma triagem adequada e consciente para prescrevê-los aos seus pacientes.

A saúde é o maior bem da vida. Por isso, o pai deve lembrar ao filho que se cuide ao adoecer, orando ao Senhor que o curará, pedindo perdão de suas faltas e elevando aos Céus a mais contrita prece. Entretanto, é preciso, também muitas vezes, cair das mãos benfazejas do médico que lhe devolverá a saúde e a cura.

O médico é por índole, paciente, perspicaz, humano, fraterno e até materno, revestindo-se de muita virtude e santidade.
Que conforto para o doente ouvir uma palavra amiga e esperançosa daquele que o cuida e trata, quer uma criança desnutrida ou um ancião cansado!…
Lamentavelmente, há médicos, como os demais profissionais, que se afastam do trilhar verdadeiro da escolha que voluntariamente fez: SERVIR E AMAR os sofredores do corpo e da alma também.

Queremos homenagear neste 18 DE OUTUBRO, data que lhe é merecidamente consagrada, àqueles médicos que se revestiram da consciência divina do amor salvador de alegrar, animar, tratar todos os que procuram e também aqueles que os mensageiros da esperança vão ao seu encontro. Pois, a caridade beneficia mais quem a pratica, do que aquele que a recebe. A autenticidade de uma vida nobre equivale a dispensar ao outro aquilo que se deseja para si.

“Aquele que só dá quando lhes pedem, esperou tempo demasiado para dar”.
É eficaz para os médicos espelharem-se em exemplos humanos de desprendimento, ação, atuação e amor aos doentes.

Queremos lembrar aqui a figura admirável e inesquecível de São Camilo de Léllis, que sendo vítima de um tumor teimoso no pé, obrigando-o a ficar muito tempo no hospital, preferiu depois, abandonar todas as suas vantagens pessoais e dedicar-se exclusivamente aos doentes, chegando a recusar outro compromisso, quando os atendia, respondendo: estou ocupado com o Senhor Jesus Cristo. Ele é o patrono dos enfermos e hospitais e conseqüentemente da MEDICINA.

Uma instituição admirável é a ONG francesa MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, considerada uma das maiores organizações médicas do PLANETA. O grupo já realizou trabalhos em dezenas de países devastados pela miséria e pobreza. O Brasil também já cooperou enviando médicos nossos, para prestarem ajuda.
A edificante ASSOCIAÇÃO já conta com 22 mil generosos profissionais voluntários, atuando em mais de 70 países, com o objetivo de ajudar onde se fizer necessário, independendo de raça, política ou crença.

Pernambuco já deu conhecimento de sua participação com uma exposição no Shopping Center Guararapes.
A primeira intervenção dos médicos SEM FRONTEIRAS no Brasil foi no Amazonas, no combate à epidemia do cólera.

Enfim, MÉDICOS de todo o mundo procurem aderir a este movimento abençoado, proveitoso e fraterno que é OS MEDICOS SEM FRONTEIRAS e sua recompensa será infinita graças do PAI UNIVERSAL.
PARABÉNS MÉDICOS!… HOMENAGENS MIL NO SEU DIA!…

(*) Autora de Retalhos do Coração.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]