O apoio de veteranos

É fácil ver como é difícil para os recém casados iniciar a sua vida juntos. O tempo da descoberta do novo par pode variar entre júbilo e tristeza. Onde há duas ou mais pessoas há uma política e uma realidade específica em toda família. Questões entre os dois vêm surgindo constantemente. Deveriam tentar resolvê-las? Vale a pena só passar por cima delas? Numa caminhada suave no novo lar, quem fará o quê? Eis uma razão de uma comunidade de fé e, mais intimamente, de uns casais conselheiros.

Os casais veteranos já haviam passado pelo tempo de adaptação à vida familiar. Geralmente estes casais são os mesmos escolhidos para testemunhar o sacramento matrimonial, mas pode haver outros também. Além de estar prontos para ajudar os recém casados, o ideal seria reunir mensalmente ou de duas em duas semanas. As reuniões começariam em oração e passariam a um diálogo sobre as experiências na vivências a dois, questões, problemas quaisquer etc. Tal grupo seria realmente o início de uma pequena comunidade de fé.

Há, porém, muitas outras pessoas disponíveis para apoiar todos os casais. Em grande parte, são solteiros consagrados a Deus pela vida de serviço. Umas delas são ordenadas, preparadas para servir às comunidades em geral e aos casais em particular. São sacerdotes prontos para os apoiar na vida espiritual e sacramental. A maioria dos sacerdotes serve a igreja local – são diocesanos. Estes dão testemunho que Deus está bem encarnado no mundo e habita entre nós.

Outras pessoas são religiosas – Irmãos e Irmãs – que consagraram as suas vidas no apoio em outros campos de ação. Os religiosos se prepararam nos ministérios de saúde, educação, serviço social, serviço legal etc. Outros são religiosos ordenados. Todas essas pessoas servem à igreja missionária – sem um lugar fixo. Essas dão testemunho de que a vida não termina aqui, que esta vida vai continuar além da morte.

Há ainda outras pessoas – solteiras – dedicadas ao serviço dos outros. Muitas vezes elas deixaram de se casar para uma vida cuidando de pais velhos ou crianças, ou no campo educacional ou médico. Todas essas pessoas de apoio se acham livres para o seu serviço particular porque não há obrigações ligadas a uma família própria.

Resumo

O ato de matrimônio consiste da formação de uma aliança com Deus. O novo casal se compromete a servir a Deus por sua ação e vivência numa comunidade cristã. O compromisso do casal se complica quando não há uma comunidade. De qualquer forma, a paróquia procura cobrir esta falta e nela é possível iniciar a sua própria comunidade pequena. Assim, a paróquia – e mais perto uma comunidade – procura realizar o seu compromisso de fornecer um ambiente de fé e amor no qual os pais possam criar e educar os seus filhos na fé e justiça.

Enfim, ninguém normal da cabeça iria empregar um operário para fazer um serviço e lhe negar o material e as condições necessárias para o fazer. Por isso, é razoável crer que Deus, que faz parte da aliança sacramental, sabe agir. Pode crer que Deus vai dar a cada um a luz e a força de agir corretamente para que seja cumprida a sua vontade. Deus se compromete a dar ao casal a força e os dons para realizar a sua missão, a de participar na construção do seu reino. O processo matrimonial deve servir para abrir mais o casal a Deus, para receber mais abundantemente estes dons. A comunidade de fé e a paróquia existem para promover isso como uma das suas funções principais.

Questionário

1. Como é que as civilizações primitivas assumiram o compromisso para com as crianças e com os jovens?
2. Qual o compromisso das comunidades primitivas para com os novos casais?
3. Qual é o serviço principal de uma comunidade?
4. Quais as qualidades pertencentes a Deus que ele deu para a raça humana?
5. De que maneira são iguais o homem e a mulher? De que maneira são diferentes?
6. Para que servem a semelhança e a diferença entre o homem e a mulher?
7. Como é que as pessoas solteiras, religiosas, e ordenadas podem desempenhar o seu papel dentro de uma comunidade ou paróquia?
8. Qual o compromisso que o novo casal deve assumir perante a Deus e a comunidade cristã? Como deve ser a sua vivência?
9. Qual é o compromisso de Deus para com o novo casal?
10. Qual a opção que um novo casal tem quando não conhece uma comunidade cristã?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]