novembro de 2009.

Ler ajuda a pensar. Os racionais se diferenciam pela capacidade de raciocinar e de dizer. Às vezes, há a superestimação do conhecimento e do talento técnico, em detrimento do raciocínio. Porém, mais importante que apertar um parafuso é saber por que o apertamos. Como tomar decisões, optar, escolher, definir? A leitura contribui para preencher esta lacuna na formação do ser humano. Ao desenvolver a reflexão, a leitura permite construir uma fonte de conteúdos para melhor compreender, a nós e ao mundo. Ela alarga os horizontes, rompe cerca e derruba muros, possibilita a formação de parâmetros que ajudam na medição e codificação do conhecimento sem etnocentrismos, dogmatismos, reducionismos, sectarismos…
Ler é ócio que desafia o negócio, é lazer. E o lazer como necessidade básica do ser humano é indispensável à sua saúde mental e física. Como não se separa lazer de prazer, é fácil imaginar o prazer de ler um bom livro! O livro nos leva ao riso e à tristeza, nos torna íntimos e velhos conhecidos dos personagens, nos faz acompanhar, sedentos, seus enredos, nos inquieta com suas dúvidas, nos transporta a outros mundos e dá vida a nossa imaginação… Vale sonhar com o dia quando todas as pessoas terão o direito de sentir esse prazer! Sem esquecer que o livro é uma das formas mais democráticas de lazer. Um prazer espontâneo e simples que se amolda às características do leitor e às condições do momento…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I