novembro de 2009.

Ler ajuda a pensar. Os racionais se diferenciam pela capacidade de raciocinar e de dizer. Às vezes, há a superestimação do conhecimento e do talento técnico, em detrimento do raciocínio. Porém, mais importante que apertar um parafuso é saber por que o apertamos. Como tomar decisões, optar, escolher, definir? A leitura contribui para preencher esta lacuna na formação do ser humano. Ao desenvolver a reflexão, a leitura permite construir uma fonte de conteúdos para melhor compreender, a nós e ao mundo. Ela alarga os horizontes, rompe cerca e derruba muros, possibilita a formação de parâmetros que ajudam na medição e codificação do conhecimento sem etnocentrismos, dogmatismos, reducionismos, sectarismos…
Ler é ócio que desafia o negócio, é lazer. E o lazer como necessidade básica do ser humano é indispensável à sua saúde mental e física. Como não se separa lazer de prazer, é fácil imaginar o prazer de ler um bom livro! O livro nos leva ao riso e à tristeza, nos torna íntimos e velhos conhecidos dos personagens, nos faz acompanhar, sedentos, seus enredos, nos inquieta com suas dúvidas, nos transporta a outros mundos e dá vida a nossa imaginação… Vale sonhar com o dia quando todas as pessoas terão o direito de sentir esse prazer! Sem esquecer que o livro é uma das formas mais democráticas de lazer. Um prazer espontâneo e simples que se amolda às características do leitor e às condições do momento…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]