Edilberto Sena 10 de novembro de 2009


(
[email protected])

 Dificilmente um processo, ou um plano secreto permanece sempre sigiloso. Mais cedo ou mais tarde vem à luz e o que estava escondido é revelado. E quando isso acontece, quem trabalhou longe da luz passa vexame. No caso da criação da nova universidade do Oeste do Pará está acontecendo este fenômeno, o que estava abafado vem à luz.
Os vereadores de Santarém puderam entender porque os grupos da sociedade civil contestaram o processo oficial da nascente universidade UFOPA. Lamentável que vereadores, prefeitos e jovens de outros municípios continuam indiferentes. Nem Belterra, bem aqui próximo, nem Oriximiná, Itaituba e Monte Alegre, onde haverá campus avançado a Nova Universidade, até agora se envolveram na democratização do processo.
Felizmente a câmara de vereadores de Santarém, depois de ver e ouvir a polêmica apresentação pública dos dois projetos para a UFOPA, tomou a decisão de levar uma denúncia ao senado federal e ao Ministro da Educação, revelando que o projeto que já anda por lá para a aprovação, não é tão democrático e nem participado pela sociedade civil interessada na nova universidade.
Inclusive, os vereadores vão chamar vão enviar o projeto alternativo, chamado universidade que queremos para que os senadores e o Ministro da educação saibam que em Santarém há cabeças pensantes e que não foram ouvidas e levadas em conta na construção da nova universidade. Até o senador paraense, relator do projeto no senado federal admitiu que desconhecia o projeto alternativo e que o grupo oficial tenha pressa na aprovação do seu projeto. E justamente, durante a sessão especial vinha lá dele o alegre anúncio da aprovação no senado do tal projeto.
Se a equipe oficial tentou manipular o processo, dando a impressão que era bem participativo, agora tudo veio à luz do dia e quem sabe poderá haver uma nova discussão para se construir uma verdadeira universidade nova a serviço da população da Amazônia. Tudo depende agora de a luz chegar até Brasília!
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]