O aprendiz

A melhor maneira de aprender a profissão como a de pedreiro é trabalhar junto com bons pedreiros. Ninguém vai colocar uma colher e um tijolo nas mãos do novato e lhe dizer: “Vai! Te vira.” Assim Deus espera que a comunidade cristã, ao aceitar o recém-crismado, aconselha-o como mestra. Ele quer que a comunidade assuma a responsabilidade de ajudar estes membros a descobrir os dons que receberam e orientá-los no seu uso. Esta orientação é um processo semelhante ao processo do mestre pedreiro para com o novato ou aprendiz—um processo que este deve levar a sério.

Uma vez, após uma reunião de um grupo de jovens, um deles se aproximou de mim. Ele perguntou: “A comunidade me convidou a receber a Crisma. Tenho vinte e dois anos mas não sei se posso assumir esta responsabilidade. O que o senhor acha?” Assim se vê com clareza a seriedade dos compromissos da crisma. O crismando se compromete a uma vida ativa, pela palavra e ação, de dar testemunho de Cristo e de assumir o ministério que Deus lhe dá. A comunidade de fé deve aceitar a responsabilidade de ajudá-lo a crescer mais nos conhecimentos das verdades da sua fé, nos ensinamentos dos documentos da Igreja e no desenvolvimento dos seus dons.

Consequentemente, é desta maneira que a comunidade pode afirmar os seus membros jovens na busca de seu ministério. Na prática, a comunidade incentiva a formação de grupos de jovens e assume a orientação deles nos seus trabalhos religiosos e comunitários. Os adultos servem estes jovens estando dispostos a dar palestras, a dar testemunho de vida comprometida ao pobre e aos sofredores e a acompanhá-los nas suas diversas atividades. Os jovens estão também motivados a participar nos trabalhos e outras atividades da própria comunidade, junto com os adultos. Cabe aos jovens ajudar na formação, desenvolvimento, e orientação de grupos de crianças. Elas também precisam da instrução e bom exemplo dos mais velhos. Para tudo isso acontecer, há um grande problema.

Durante os dois milênios, a estrutura das comunidades foi se modificando. Vê-se que as paróquias assumiram o lugar e a função das comunidades de fé. Quando não há comunidades numa paróquia, a preparação para os sacramentos é feita através de cursos orientados por catequistas. A paróquia deveria ser onde as comunidades pudessem se reunir para celebrar em conjunto a missa e os sacramentos. Onde há poucas comunidades, as paróquias promovem vários ministérios, tais como aos viciados ao álcool ou às drogas, aos presos, velhos e aos enfermos. Outros ministérios são grupos de apoio aos recém divorciados ou aos que perderam um cônjuge com a morte. Elas são obras previstas em MT 25, mas não são realizadas por comunidades, mas, sim, por voluntários diversos. Quase todas as paróquias promovem os ministérios de música e da proclamação das leituras na missa.

Em resumo, o crismado é um soldado de Cristo e muito mais. Ele deve ser um partidário militante—um cristão militante no partido de Cristo. De Cristo é o partido que se compromete a trazer ao mundo amor e paz, perdão e fraternidade. Estes frutos virão ao mundo na medida em que os cristãos vencerem a luta para implantar a justiça e a igualdade entre os homens.

Questionário

1. Quais são cinco dons do Espírito Santo?
2. Quais são os dons do Espírito Santo que você viu?
3. Quais são as responsabilidades que a sua comunidade cristã assume perante os recém crismados? Há algumas responsabilidades ainda faltando por em prática?
4. Qual é o processo que a comunidade tem para ajudar o crescimento dos recém crismados?
5. Nas paróquias onde não há comunidades de fé como podem estes recém crismados descobrir os seus dons espirituais e desenvolvê-los?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]