Lagos das mais límpidas e tranqüilas águas… mares de ondas revoltas, mas benfazejas… numerosas árvores de incontáveis e saborosos frutos… flores, cuja policromia e fragrância enfeitiçavam os olhos e inebriavam o olfato… a imensurável fauna desempenhava fielmente o papel para o qual foi criado…

Eis o cenário encantador arquitetado pelo Onipotente, destinando-o a um gestor privilegiado, para usufruir gratuitamente de todas aquelas maravilhas.

O plano divino, porém, foi contrariado e aquele inigualável paraíso, transformou-se em ambiente de luta, sofrimento e pena.

Passaram-se os tempos, os séculos, os anos, as dias e o habitante terrestre foi gradativamente comprometendo a harmonia, o equilíbrio e o encanto do nosso Planeta.

São as perniciosas explosões de bombas mortíferas, a poluição dos rios com lixo e resíduos industriais e hospitalares, a devastação das matas, ausência de plantas nas cidades e residências, falta de educação para a segurança do meio ambiente, os gases tóxicos dos veículos…

Muitos fatores contribuem ainda, para que a natureza, dádiva do Criador, seja prejudicada e responsável por doenças, tristezas e sofrimentos.

Parece que humanidade encontra-se indiferente ao bem-estar universal e cúmplice pela ausência do mesmo.

Mas nem tudo está perdido!…

Eis que Caruaru, numa pretensiosa evocação aos primórdios da CRIAÇÃO e iluminada por benéfica luz, elaborou e executou, talvez, o maior empreendimento, sócio-cultural e ambientalista de nossa cidade.

E assim, nesse 21 de agosto, toda a população caruaruense assistiu à inusitada inauguração do primeiro e grande parque da Capital do Agreste.

Surge o monumental PARQUE MUNICIPAL AMBIENTALISTA SEVERINO MONTENEGRO.

A escolha do nome do patrono faz jus à dedicação exemplar que o mesmo dedica à natureza e é baluarte apaixonado da preservação do meio ambiente.

O PARQUE, presente incomparável a todos os moradores de Caruaru, além de lhes proporcionar mais verde, oferece-lhes área de lazer, caminhada, tranqüilidade, cultura, enfim, melhor condição de vida.

A diversidade de flores e plantas encantam os nossos olhos e mentes, diante
daquele tão esmeraldino recanto.

Tudo ali nos desperta o desejo de repousar, escrever, pintar, sonhar, amar, brincar, correr, ainda, a alegria de contemplar aquele abençoado lugar, como melhor presente da natureza.

Acreditamos que a concretização do arrojado evento arregimentou muita força, muita luta, muito trabalho, mas o ambiente pode ser muitas vezes, uma festa, a exemplo do que vivenciamos naquele 21 de agosto.

Esperamos que todos os nossos concidadãos dispensem ao nosso encantador PARQUE, toda atenção, cuidado e carinho, qual uma herança valiosa ou um filho muito amado.

Enfim, a Prefeitura de Caruaru e todos os seus assessores estão de PARABÉNS pela admirável iniciativa de um tão imensurável empreendimento.
PARABÉNS!… PARABÉNS!… PARABÉNS!…

(*) Autora de Retalhos do Coração.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]