Lagos das mais límpidas e tranqüilas águas… mares de ondas revoltas, mas benfazejas… numerosas árvores de incontáveis e saborosos frutos… flores, cuja policromia e fragrância enfeitiçavam os olhos e inebriavam o olfato… a imensurável fauna desempenhava fielmente o papel para o qual foi criado…
Eis o cenário encantador arquitetado pelo Onipotente, destinando-o a um gestor privilegiado, para usufruir gratuitamente de todas aquelas maravilhas.
O plano divino, porém, foi contrariado e aquele inigualável paraíso, transformou-se em ambiente de luta, sofrimento e pena.
Passaram-se os tempos, os séculos, os anos, as dias e o habitante terrestre foi gradativamente comprometendo a harmonia, o equilíbrio e o encanto do nosso Planeta.
São as perniciosas explosões de bombas mortíferas, a poluição dos rios com lixo e resíduos industriais e hospitalares, a devastação das matas, ausência de plantas nas cidades e residências, falta de educação para a segurança do meio ambiente, os gases tóxicos dos veículos…
Muitos fatores contribuem ainda, para que a natureza, dádiva do Criador, seja prejudicada e responsável por doenças, tristezas e sofrimentos.
Parece que humanidade encontra-se indiferente ao bem-estar universal e cúmplice pela ausência do mesmo.
Mas nem tudo está perdido!…
Eis que Caruaru, numa pretensiosa evocação aos primórdios da CRIAÇÃO e iluminada por benéfica luz, elaborou e executou, talvez, o maior empreendimento, sócio-cultural e ambientalista de nossa cidade.
E assim, nesse 21 de agosto, toda a população caruaruense assistiu à inusitada inauguração do primeiro e grande parque da Capital do Agreste.
Surge o monumental PARQUE MUNICIPAL AMBIENTALISTA SEVERINO MONTENEGRO.
A escolha do nome do patrono faz jus à dedicação exemplar que o mesmo dedica à natureza e é baluarte apaixonado da preservação do meio ambiente.
O PARQUE, presente incomparável a todos os moradores de Caruaru, além de lhes proporcionar mais verde, oferece-lhes área de lazer, caminhada, tranqüilidade, cultura, enfim, melhor condição de vida.
A diversidade de flores e plantas encantam os nossos olhos e mentes, diante
daquele tão esmeraldino recanto.
Tudo ali nos desperta o desejo de repousar, escrever, pintar, sonhar, amar, brincar, correr, ainda, a alegria de contemplar aquele abençoado lugar, como melhor presente da natureza.
Acreditamos que a concretização do arrojado evento arregimentou muita força, muita luta, muito trabalho, mas o ambiente pode ser muitas vezes, uma festa, a exemplo do que vivenciamos naquele 21 de agosto.
Esperamos que todos os nossos concidadãos dispensem ao nosso encantador PARQUE, toda atenção, cuidado e carinho, qual uma herança valiosa ou um filho muito amado.
Enfim, a Prefeitura de Caruaru e todos os seus assessores estão de PARABÉNS pela admirável iniciativa de um tão imensurável empreendimento.
PARABÉNS!… PARABÉNS!… PARABÉNS!…
(*) Autora de Retalhos do Coração.