[email protected]

No próximo dia 3 de outubro, a Irmandade da Conceição da Praia está em festa. É o aniversário do Vice-Prefeito Dr. Edivaldo Brito. O juiz da Irmandade Carlos Nunes Gonçalves, considerou oportuno, nessa data, homenagear o casal Brito com o título de Membros da Conceição da Praia. A Missa será celebrada pelo Mons. Sadoc às 8:00 h. O Assessor Particular do Vice-Prefeito, Sr. Claudelino Miranda considera muito oportuna a concessão desse título, “pois ele e sua esposa, D. Reginalda, são freqüentadores assíduos daquele templo, amigos dos membros da Irmandade”.

A devoção à Mãe de Cristo sob o título de Conceição, é uma das mais tradicionais no Brasil. Desse modo, transportamo-nos para as raízes portuguesas, que tinha o país consagrado a Maria há muitos séculos. Aqui na Bahia multiplicam-se as igrejas e cidades com esse título.

Em 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, assumido como verdade de fé já em 1439 pelo Concílio de Basiléia. Ainda mais antiga é a devoção popular que considera Maria livre de qualquer mancha, considerada imaculada desde a concepção – dessa forma, ela é a nova Eva, a mãe da humanidade. Nesse clima da proclamação do dogma, surge quatro anos depois a aparição em Lourdes, onde ela própria se proclama como a “Imaculada Conceição”. Registra-se que já em 836, em Toulouse, França, Nossa Senhora apareceu ao sacerdote Gondisalve, manifestando o desejo de ser venerada sob esse título. O sacerdote procurou divulgar a devoção e instituiu uma festa que já há muito tempo é celebrada no dia 8 de dezembro. Sob os cuidados de D. Pedro I, Nossa Senhora da Conceição se tornou protetora do Império Brasileiro. A própria padroeira do Brasil – Nossa Senhora aparecida – traz o título de Conceição no seu nome porque a imagem encontrada no rio Paraíba é a da Imaculada Conceição.

E essa devoção a Maria está no coração do novo membro da Conceição da Praia e de sua esposa. Ele que tem um périplo pessoal e profissional, singular, sabe muito bem o que significa a graça e o reconhecimento desse novo título no seu aniversário. Vindo de Muritiba, faz seu ginásio, em Cachoeira e completa os estudos já em Salvador, no Central.Dai por diante, sua vida foi uma ascensão, tudo fruto do seu esforço, com o apoio e exemplo da família –seu pai João Pereira Sobrinho, foi um pedreiro e sua mãe,Edite Pereira de Brito, foi uma lavadeira de roupas – e isso tudo ele conta com orgulho. Estuda Direito na UFBA, bem como também faz seu mestrado sob a orientação do prof. Orlando Gomes , autor do ante-projeto do Código Civil Brasileiro, tendo o texto final sido votado em 2002 pelo Congresso Nacional.

Sua vida profissional tem sido uma espiral: de Juiz Arbitral, percorre caminhos como Consultor Jurídico, Professor de Direito Tributário, Professor Titular de Direito Civil na USP, tendo sido aprovado em concurso público de títulos e provas. Tem dado conferências na Argélia, Argentina, Costa Rica, Equador,Estados Unidos, Nigéria, Senegal, Itália, com destaque para atividades na Universidade de Bolonha, considerada a “Alma Mater Studiorum”.

Seus títulos são muitos. É acadêmico/membro da: Academia de Letras Jurídicas do RJ, da Academia de Direito Tributário, SP,da Academia de Letras Jurídicas da BA, da mesma Academia em SP, do Instituto dos Advogados Brasileiros, RJ,do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, IBET, SP, Doutor Honoris Causa da Faculdade Marcelo Tupinambá de Artes, Educação, Ciências e Cultura,SP,Doutor Honoris Causa da Academiae Sanctae Theodorae Imperatricis – State New Gersey and Registered Washington D. C., do Comité Internacional dos Padrinhos do Memorial Gorée-Almadies et La Sauvegarde de L’Ile de Gorée em Dakar, Senegal, a convite daquele País. Como atividades comunitárias é o atual Vice-Prefeito da cidade, foi Vice-Prefeito de Salvador, 1978/1979, Secretário de Justiça da BA,1976/1978, Secretário de Educação BA,1967/1971, Secretário de Saúde Pública BA,1961/1962,Secretário dos Negócios Jurídicos de S/P, 1997/2001, dentre outras funções.

As honrarias e comendas recebidas foram muitas. Eis algumas: Medalha Thomé de Souza, Medalha do Mérito Castro Alves, Cavaleiro da Ordem Nacional da Nigéria, da República dos Camarões.

Mas, com toda certeza, vai ocupar um lugar de destaque, dentre os muitos títulos de que é possuidor, mais este, juntamente com sua esposa, o de Membro da Irmandade da Conceição da Praia.

Sebastião Heber. Prof. adjunto da UNEB, prof. da Faculdade 2 de Julho , da Cairu, Membro do Instituto Geográfico e Histórico da BA e da Academia Mater Salvatoris.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]