Tomé 22 de setembro de 2009

Crisma ou Confirmação

Na vida doméstica, ao crescer, um jovem assume mais responsabilidade e goza de mais independência do que teve quando era uma criança. Na vida social e civil há certos marcos que separam a infância da juventude. Os quinze anos, las quinceañeras, ou as festas do debutar, são muito importantes especialmente na vida de uma jovem. Outra etapa para os jovens ocorre aos dezoito anos quando podem tirar o título eleitoral ou iniciar um serviço militar. Mas em nenhum destes casos os jovens gozam da maioridade plena como um adulto (no Brasil se pode tirar o título eleitoral aos dezesseis anos, e a maioridade se adquire aos dezoito).

Apesar da sua boa vontade o jovem precisa de muito mais experiência de vida para a maturidade. Talvez ele possa tomar certas decisões na família—onde ele vai se empregar ou continuar os estudos—mas somente até o ponto em que ele possa assumir as conseqüências. Ele precisa da orientação e conselhos dos pais e de pessoas mais experientes a fim de formular seus planos para o futuro. Ele também necessita da afirmação e da crítica dos mais velhos e do seu apoio para que possa se afirmar na vida e descobrir os seus dons e tendências principais. Tudo isso uma família e uma comunidade de fé lhe oferece.

A comunidade de fé é uma grande família e como toda família também se preocupa e exerce influência na vida de seus membros. O sacramento da crisma é um ato oficial e solene dessa comunidade-família que eleva os batizados à segunda fase da sua integração na própria comunidade. A crisma é a aceitação pública dos candidatos como membros ativos com certos direitos e responsabilidades dentro da vida da comunidade.

O Concílio Vaticano II chamou a família cristã de uma igreja doméstica. Também é uma igreja uma comunidade de fé composta destas famílias. No ato de crisma a comunidade de fé se reúne e se põe perante o Pai para pedir o dom do seu Espírito Santo para os crismandos. Antes, os novatos foram batizados em Cristo pela água; agora eles serão batizados por Cristo no Espírito Santo. Antes eles receberam o Espírito Santo com a sua vida; agora eles vão receber o mesmo Espírito com o seu poder. Este poder de Deus será visto mais tarde na vida de cada um quando descobrirem e desenvolverem os dons espirituais que o Espírito Santo lhes dá. Todos estes dons são, como sementes, plantados na pessoa para contribuir à vida da comunidade cristã com o serviço de algum ministério. Estes dons serão os instrumentos ou as ferramentas que cada pessoa vai desenvolver para cumprir a sua missão na Igreja, na construção do Reino de Amor. Estes dons espirituais completam os dons naturais dos crismados no serviço aos outros.

Os Dons

Todo grupo familiar ou comunitário que é cristão tem todos os dons necessários para viver a vontade de Deus e cumprir a missão que Deus lhe deu. Foi assim que São Paulo entendeu estes dons quando escreveu: “A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.” [1 Cor 12, 14] Vê-se que a um é dado um dom como a sabedoria, ciência, fé, profecia, discernimento dos espíritos, de curar doenças, de fazer milagres, de orar em línguas estranhas ou de interpretação das línguas estranhas. Estes completam os dons naturais tais como: o dom de aconselhar, de liderar, de cooperar, de perceber detalhes, de consolar, ou de criatividade em todos os campos de ação, de bens materiais, de música, das artes, para mencionar alguns.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]