(
[email protected])


Segundo um estudioso Francês da sociedade moderna, a quebra de valores éticos é tão grande hoje, que o respeito aos direitos dos outros perdeu o sentido. Mas, não precisa ser psicólogo ou sociólogo para se observar como a ética está fora de cogitação. Basta olhar a imoralidade pública desmascarada no senado brasileiro. Pior é a cena final dessa tragicomédia em que o presidente da República obriga seu partido a inocentar o réu de 11 acusações criminosas.
Como é então que os políticos de plantão – grande parte com ficha suja -, querem reduzir a maioridade penal de 18 anos para 16 anos? Se passar essa emenda à constituição um jovem de 16, 17 anos que tenha cometido um delito grave, passará por exames psicológicos e poderá depois ser condenado a anos em presídios cheios de criminosos adultos. Que dizer, os que deveriam se preocupar em criar condições de vida digna para educar bem seus filhos, dão maus exemplos nos cargos que ocupam utilizando de oportunismos e defendendo causa própria, vivendo vida desonesta. São estes que querem punir jovens delinquentes com rigor da lei que não aplicam a si mesmos. Que moral tem um deputado que se elegeu por meios imorais, um senador que se aproveitou do cargo para beneficiar parentes, que moral tem eles para criar leis reduzindo a maioridade penal? Para eles, criam leis de foro privilegiado, para os jovens, criam leis de rigor. É a indecência institucionalizada. Finalmente há ainda pessoas e instituições que tem dignidade. A secretaria nacional de direitos humanos reage contra o absurdo de se querer criar a redução da maioridade. O que falta primeiro é se criar leis para moralizar a política no país. A reforma política não pode ser feita por quem defende causa própria. É urgente se criar decência, ética nas autoridades e nos adultos do Brasil e não querer igualar os delitos dos jovens revoltados com os crimes dos adultos. Não é verdade?
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]