A Liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo, que é o centro da obra da salvação. Assim,“a Liturgia ocupa um lugar fundamental e insubstituível na vida da Igreja. Ação sagrada por excelência, ela constitui o ponto mais alto para o qual tende toda a ação da Igreja e ao mesmo tempo é a fonte de onde emana a sua força vital. Mediante a Liturgia, Cristo continua na sua Igreja, com ela e por meio dela, a obra da nossa redenção (cf. SC 7: 10).”( In: Sou Católico Vivo a Minha Fé. Ed. CNBB, pgs.74; 76).

“Este é o grande Mistério da fé, que celebramos com reverência e alegria. Toda vez que fazemos memória de Jesus pela ação litúrgica, participamos de sua morte e ressurreição, participamos de sua Páscoa”, pois em “cada assembléia litúrgica… o mistério de Cristo é atualizado”, significando que “o Ressuscitado vem ao encontro da comunidade de fé e com seu Espírito a ilumina e a transforma.” Esse fato central de nossa fé é atualizado e acontece para nós e em nós, hoje, pela celebração da Eucaristia. (Idem, pgs. 74; 75).

Por essa razão, a liturgia não pode ser considerada uma atividade em meio às outras, tanto que o Concílio Vaticano II, na Sacrosanctum Concillium, mostra o verdadeiro sentido da Liturgia ao resgatar a centralidade do mistério pascal, na celebração eucarística “e a consciência da presença real do Senhor na globalidade da celebração: na assembléia, na Palavra, na pessoa do sacerdote que preside e sob as espécies de pão e de vinho”.(cf. SC 7).

Em decorrência o Concílio Vaticano II, resgatou, também, “a preocupação com a qualidade teológica, ritual, espiritual, pascal da celebração eucarística. Daí a insistência na formação litúrgica em todos os níveis(cf. SC 14-20)”, ou seja, “um processo permanente de aprendizado e aprofundamento sobre o sentido teológico-espiritual da ação celebrativa eucarística…”
( In: Estudos da CNBB 89 a eucaristia na vida da igreja , pág. 21).

Nesse contexto, insere-se a formação para o canto e a música, os quais “têm função própria na Liturgia, isto é, “devem estar estreitamente ligados com os momentos rituais da celebração e tem por finalidade principal glorificar a Deus e levar a assembléia a participar do Mistério que está sendo celebrado. Para isso “há critérios que devem ser respeitados, quais sejam: a fundamentação bíblica dos textos; sua origem nas fontes litúrgicas; a qualidade da harmonia; a beleza e a profundidade da oração da Igreja; a acessibilidade para a participação da assembléia; a riqueza da expressão cultural do Povo de Deus e o caráter sagrado e solene da celebração”.(In: Sou Católico Vivo a Minha Fé. Ed. CNBB, pgs. 83;84).

Outrossim, a Sacrosanctum Concillium chama a atenção para a “nobre simplicidade” da liturgia eucarística de nossa tradição romana do primeiro milênio, essencialmente centralizada na Palavra e no Mistério Pascal (cf. SC 34). Todavia, apesar da orientação apontada o que se vê é uma situação inversa, como bem explicita o comentário transcrito, ipsis litteris, “dos estudos da CNBB 89 – a eucaristia na vida da igreja”, pág.21: “Há uma tendência hoje (precisamente por causa de uma mentalidade viciada que herdamos de todo um milênio passado) de querer complicar tudo de novo, de inflacionar nossas missas novamente com um monte de “adornos” e “entulhos” que só vem comprometer a visão daquilo que é essencial na celebração da Eucaristia.. Um exemplo só: certas missas hoje são tão barulhentas, do começo ao fim, com tanto canto, com instrumentos musicais estridentes abafando as vozes do povo, com tanta fala e palavrório, tanto ruído, tantos shows, que não se abre praticamente espaço para o principal Participante “falar”, não se abre espaço para o Senhor se manifestar …, precisamente na suavidade, na calma e no silêncio,”

Portanto, face ao magistério do Concílio Vaticano II, que renovou a prática litúrgica da Igreja, urge o cumprimento de suas diretrizes para aperfeiçoarmos nossa prática celebrativa do Mistério Pascal de Cristo, origem e fim de toda a ação da Igreja.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]