17 de agosto de 2009
Como é saudável ouvir boas notícias de um bairro de periferia, pois rompe-se a imagem de que bairro de periferia é área de notícias ruins. O bairro do Mapiri, de vez em quando brinda a sociedade com uma boa notícia. Desta vez, é sobre a ação coletiva de limpeza de quintais e ruas. Não é a primeira vez que aquela comunidade se reúne para um puxirum de limpeza. Plásticos, ferros velhos, galhos de árvores, tudo é retirado, amontoado para os carros de lixo da prefeitura recolherem.
É como se o bairro tomasse um bom banho com sabonete. Fica limpo e cheiroso. Desaparecem os ratos, baratas, e outros animais venenosos que costumam ficar entre os lixos. Que bom exemplo de cidadania. Ah! Tão bom seria, se o mundo fosse feito de amor. Se todos os bairros da cidade seguissem o exemplo bonito e cidadão do Mapiri. O poder público tem feito sua parte com a regular coleta do lixo doméstico. Embora o depósito do lixo urbano no Perema seja um desastre ecológico e social não solucionado.
A coleta de lixo pela prefeitura é muito bom, mas não suficiente, pois o que fica nos quintais e lançados a toa nas ruas não é recolhido pelos caminhões. Daí que, a ação coletiva da comunidade é uma necessidade e só merece elogio a iniciativa dos moradores do bairro. Oxalá outros bairros, associações de moradores, igrejas e sindicatos sigam esse bom exemplo.
Cidadania é pensar e agir em função do bem comum. Ser cidadão não basta ser bom e honesto individualmente, mas juntar-se aos outros para fazer o bem a um e a todos. Fazer o bem pode ser a alguém amigo, ou ao coletivo que às vezes nem reconhece o bem que recebe. Mas o cidadão não cobra retribuição pessoal, pois sua retribuição é o bem que foi feito.
Em Santarém há outros bons exemplos de cidadania coletiva, como o comitê em defesa dos igarapés, a luta do bairro do Laguinho para salvar o bosque e o campo da Vera Paz, a ação organizada do bairro Nova República pela água nas torneiras, entre outros. Das periferias surgem os bons exemplos de cidadania coletiva, que nem sempre o centro sabe reconhecer. Parabéns!
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.
busca
autores
biblioteca