João batizava no rio Jordão. O povo escutava as palavras do João Batista: “Arrependei-vos dos vossos pecados.” As pessoas que ficavam arrependidas iam até João no rio. Elas entravam na água para serem batizadas por ele. O batismo era o sinal de que estas pessoas queriam mudar as suas vidas. A entrada na água era o símbolo de que a pessoa queria que morresse a sua vida passada. A saída da água era o símbolo do seu novo nascimento. Era um símbolo do seu desejo de começar de novo.

O povo, no tempo de João, era formado de muitos pescadores e ribeirinhos. Quantas vezes Pedro e os outros apóstolos ficavam com medo quando caía um temporal em cima deles no seu barco! A água era um símbolo de perigo, da morte. Os povos também compreendiam o perigo dos lavradores e pastores de animais. Eles entendiam no verão, no tempo da seca, tudo morria por falta de chuva. Eles e os animais sofriam até o inverno e a volta das chuvas, quando podiam plantar de novo e quando os pastos se tornavam verdes outra vez.

Quando os primeiros cristãos continuaram a prática do batismo, eles entenderam muito melhor do que nós a importância deste sacramento. Eles entraram na água para morrer à sua vida passada, arrependidos do pecado e do mal. A saída da água era para eles um renascimento à Vida, à Nova Vida em Jesus Cristo. A comunidade toda estava presente para receber o novo cristão como membro e para vesti-lo numa roupa branca, que simbolizava esta Nova Vida.

Para a comunidade cristã, o batismo fazia parte da sua vida. Ela recebia novos membros pelo batismo. Este ato público simbolizava que a comunidade aceitava a responsabilidade de ensinar e cuidar do novo membro. Para o novato, o batismo era o sinal público de que ele tinha morrido à sua vida passada e que aceitou Jesus Cristo como o Senhor da sua vida. O batismo simbolizava para ele a sua libertação do Reino do Mal. E era o fato oficial pelo qual o novato havia entrado na comunidade como membro.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]