(
[email protected])

Qualquer pessoa, com o mínimo de inteligência, sabe que, embora escondidos, os alicerces é que dão segurança a uma construção. Sem um alicerce bem feito, a construção está condenada a ruir na primeira tempestade que vier. Do mesmo modo, como uma construção precisa de um bom alicerce, também nossa vida como cristãos e a vida de nossas comunidades precisam estar fundamentadas em Cristo, na sua Palavra que é Palavra do Pai. Diz o salmista que “Ele, a pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se a pedra angular”, isto é, a pedra que dá segurança, que dá sustentação.

O alicerce de toda construção deve ser feito sobre pedra ou rocha para ter estabilidade, para ser capaz de sustentar o edifício quando vêm as tempestades e as enxurradas. Eis porque Jesus construiu sua Igreja sobre Pedro, isto é, sobre pedra (Cefas). Eis as palavras de Jesus dirigidas a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e as forças da morte não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19). Desse modo, tudo o que não é construído nessa pedra, vai desmoronar, pois não tem segurança.

Jesus é a nossa segurança e isso Pedro reconheceu quando disse: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavra de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6, 68-69). E o salmista também diz: “Se Deus não construir a casa, em vão trabalham os operários”. Por isso é que na parábola Jesus diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24). Uma casa construída assim, jamais será abalada. É a garantia dada por Jesus

Quem não quiser acreditar nisso, está perdido. Não podemos viver de fantasias ou de ilusões. A busca do essencial é fundamental. Jesus é fundamento para nossa vida, é a razão da existência de cada pessoa, é nele que encontraremos o verdadeiro sentido da vida. Por isso ele afirmou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Quantas vezes, levados pela nossa auto-suficiência e até pela nossa arrogância ou prepotência nos iludimos, imaginando que é possível viver sem Jesus, que nos bastamos a nós mesmos. Assim vamos investindo numa construção sem alicerce, sobre a areia movediça, como diz também Jesus na parábola: “Por outro lado, quem houve esta minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia” (Mt 7,26). O que acontece como uma construção sem alicerce? No primeiro vendaval, desmorona.

Confiemos em Jesus, coloquemos nele a base e a razão de nossa vida e teremos nele a nossa segurança.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]