(
[email protected])

Como seria a vivência da fé católica na região Oeste do Pará, sem as centenas de cristãos leigos militantes das Dioceses e prelazias? Só na Diocese de Santarém são um pouco mais de mil leigos e leigas que se dedicam a evangelizar, organizar as comunidades, a servir nos vários ministérios pastorais.
A diocese de Santarém desde a década de 60, com a liderança do saudoso Dom Tiago e o dinamismo de frei Ricardo Deeffy vem formando lideranças leigas. As chamadas semanas catequéticas realizadas anualmente nas varias áreas pastorais são à base de capacitação desses missionários e missionárias do meio rural; na cidade de Santarém há vários cursos de lideranças, encontros de formação bíblica e litúrgica. Tudo isto garante e alimenta a mística de servir aos irmãos, forma a consciência cristã para evangelizar pela palavra de Deus, pelo testemunho de vida dedicada ao amor ao próximo e à celebração da vida na fé.
É graças a essa forma de organização pastoral que permite aos católicos se sentirem irmãos aonde chegam, seja numa comunidade vizinha, seja na cidade. Se não houvesse os catequistas firmes na fé e em formação constante nas semanas catequéticas e diversos cursos e encontros de ceb’s e movimentos religiosos, certamente o cristianismo seria bem mais precário na vivencia aqui na região. Apenas uns poucos padres e um bispo não dariam conta de alimentar a fé esclarecida do povo cristão. Daí que as chamadas semanas catequéticas são tão importantes nesta região, são eles e elas que realizam o que o apostolo Paulo afirma em uma de suas cartas. “como eles e elas crerão em Cristo. Se não houver quem os evangeliza? E como evangelizarão se não forem enviados? E como serão enviados se não houver quem os envie? Por isso, como são belos os pés daqueles e daquelas que assumem a missão de anunciar a Boa Nova pela palavra e pelo testemunho de vida honesta solidária e amorosa.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]