Uma grande fogueira a queimar aquecendo e iluminando noites escuras e frias…
Em volta dela, amigas a se tornarem comadres, jovens fazendo adivinhação para descobrir o nome do seu bem-amado, todos com traje matuto, pessoas assando milho e soltando fogos, os céus brilhando de fogos e enfeitados com balões.

Na cozinha, os milhos se transformando em canjica, pamonha, mungunzá…
Nos terreiros, pátios, ruas e na zona rural, ao som da sanfona, zabumba e triângulo, crianças, jovens e adultos e até idosos, numa coreografia da mais ensaiada quadrilha extravasam toda a animação contida no seu íntimo.
Tudo isso era o SÃO JOÃO!…

Com o desenvolvimento tecnológico e demográfico o panorama junino modificou-se consideravelmente, tornando-se mais abrangente, descaracterizado e diferente.
A acertada proibição de “soltar balão”, evitando acidentes e até morte, deixou-nos muitas saudades…
Os departamentos de queimados nos hospitais, depois dos festejos juninos são muito procurados e às vezes, lamentavelmente, com casos fatais.
Os fogos são também monitorados pelos poderes públicos.
As quadrilhas foram substituídas por umas tais drilhas com ritmos e vestuários estranhos, parecendo mais um desfile carnavalesco.

Felizmente os dirigentes caruaruenses, num gesto de verdadeiro amor à nossa tradição cultural, elaboraram um programa de festa realmente junina.
O SÃO JOÃO DE CARUARU, com certeza, está voltando às suas raízes, com regulamentação oficial, equilibrada e certa, proibindo a execução de músicas incompatíveis com o evento.

O forró é a mais popular e típica festa nordestina, de origem afro-indígena, talvez remanescente de longínquos portugueses e holandeses, interpretado sob vários ritmos, como o baião, o xote, o xaxado, o coco. O baião é o preferido pela maioria. Aqui queremos ressaltar que o forró é a melodia e o baião é a coreografia.
O nosso SÃO JOÃO apesar de ter se afastado bastante da sua autenticidade, usufruiu sempre de grandioso destaque na mídia local e internacional.

Atualmente a festa do tão venerado santo é um espetáculo-apoteose em nosso já tradicional PÁTIO DO FORRÓ, reunindo uma multidão incalculável.
E sob as vozes dos ídolos, sejam compositores ou autores como o imortal Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Zé Ramalho e outros, dançam, cantam, pulam e se divertem incansavelmente até o raiar do dia.
42 DIAS DE ANIMAÇÃO E FOLIA!…

Há vários símbolos juninos como o balão, o abano, a urupema, o tamanco, etc., entretanto, a bandeirinha singela e tradicional foi a preferida para a ornamentação da nossa cidade, este ano.

O SÃO JOÃO DE CARUARU é também enriquecido com a apresentação dos célebres bacamarteiros e ainda com o preparo do maior cuscuz, da maior pamonha, do maior pé-de-moleque, da maior pipoca, atraindo os festeiros para saciarem a incontida gula pelas iguarias.

Aguardemos um SÃO JOÃO – 2009 super-animado e ordeiro com a participação de uma segurança pública eficiente e preparada. E assim, todos os caruaruenses terão a felicidade de vivenciarem uma festa feliz, alegre e fraterna, com imensa repercussão em todo o Brasil e todo o mundo.
SÃO JOÃO!… e CARUARU juntos, fazendo a festa e a ALEGRIA!…

(*) Autora de Retalhos do Coração.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]