Therezinha Paiva 15 de junho de 2009

 

“O sábio teme o céu sereno;
em compensação, quando vem a tempestade
ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.”
Confúcio

Bom ser um sábio, enfrentar as tempestades com firmeza, desafiar os ventos traiçoeiros e sair vitorioso. Quem me dera ser sábia! Como se alcança a sapiência?
Quando sereno o céu deixamo-nos ficar; a vida corre naturalmente e vamos absorvendo cada gole de ventura, de alegria e paramos de construir, de edificar nosso futuro. Não queremos perder um único instante da alegria que reina e governa nossa vida.


Somos crianças; deixamos viver e sorrir a criança que temos dentro de nosso coração. Lindo manter viva a pureza, a alegria, o vigor próprio da infância ao lodo da maturidade, da responsabilidade, do dever a ser cumprido, do mundo a ser construído.
A tempestade, o vento forte alertam: perigo à vista. Buscamos firmeza, solidez para enfrentá-los. Se o caminho que percorremos apresenta obstáculos difíceis de transpor, vamos em busca de outro caminhar que seja alviçareiro, que nos ofereça oportunidades mis ou mesmo uma pequena possibilidade de bem estar, de crescimento como pessoa. O que ameaça destruir nos projeta, instiga a buscar e buscar uma forma de sobreviver e ultrapassar o que parecia que iria nos tolher, cortar o caminhar. Como é bom enfrentar e vencer!
O que é vencer?
Para muitos basta o ganhar posição, dinheiro, cargos, influência, poder. É bom?
Lógico que é bom conquistar, galgar degraus na escada da vida; mas isso só terá valor se crescermos como pessoa, firmarmos nossas convicções e respeitarmos nossa forma de ser, de pensar, de sentir. Aquilo que sedimenta nossa existência e que nos foi passado por nossos pais, avós, professores, amigos, pessoas lindas que encontramos e sabemos que existem tem que ser preservado e passado adiante para as novas gerações.
Importante ter Deus, família, amigos, trabalho e lembrar que adiante poderá estar alguém a quem estender as mãos, se necessário se fizer.
Um abraço e o meu carinho.
09.02.2009

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]