Dasilva 26 de maio de 2009

CENÁRIOS DA LUTA POLÍTICA

Neste momento histórico a luta política encontra-se limitada à luta eleitoral entre propostas que não implicam em alternância de projetos. Os políticos já se movem pensando nas eleições de 2010. O objetivo do campo popular é alterar tal situação e intensificar sua intervenção para abrir possibilidades inovadoras. Porque, no terreno da luta eleitoral, o cenário atual é profundamente desalentador. As eleições municipais de 2008 confirmaram a ausência de debate sobre projetos políticos para a sociedade brasileira e o processo despolitizador das campanhas e embates eleitorais.

O forte prestígio de Lula nas massas e sua liderança na classe trabalhadora constituem o principal elemento do cenário sucessório nas eleições gerais de 2010. Qualquer que seja a candidatura a ser apoiada por Lula, desde já, fica evidente que será uma proposta política ainda mais recuada e conciliatória. Ainda que consiga eleger o sucessor, o próximo governo será ainda mais refém da burguesia, especialmente em razão dos efeitos econômicos e sociais da crise.

O que se desenha é uma reprodução piorada das candidaturas que disputaram em 2006. Até agora, não se gesta uma candidatura que expresse o Projeto Popular e existem imensos obstáculos para que isso ocorra. Tal situação, bastante desfavorável deixará organizações, movimentos, lideranças políticas regionais, personalidades, intelectuais sem uma candidatura que os represente.

Existe a possibilidade de que a intensificação da crise altere o quadro político e proporcione condições para uma candidatura que expresse a unidade das forças políticas que compõem o Projeto Popular. Pode aparecer a possibilidade de construir ações que se constituam numa referência não eleitoral aproveitando-se do debate político sobre um Projeto Popular.

Neste momento, tais cenários não são perceptíveis e caminha-se para eleições gerais, no bojo de uma intensa crise, sem uma alternativa que represente o Projeto Popular. Para inserir o Projeto Popular no debate político e a eleição geral de 2010 constitui um momento privilegiado exigirá ousadia, habilidade política e capacidade de perceber a redefinição do quadro político.

Algumas Tarefas para o próximo período

Abre-se a possibilidade de levar ás massas a explicação sobre a crise, seus impactos e as saídas duradouras. Diante disso, será necessário:

1 – Fomentar o debate, em todos os espaços, sobre um Projeto Popular para o Brasil – explicar a crise, sua natureza e as propostas do povo para superá-la.

2 – Dedicar todas as energias para barrar qualquer intento de supressão ou redução dos direitos dos Trabalhadores, pois, o patronato pressionará, cada vez mais, para uma reforma trabalhista e previdenciária de flexibilização de direitos.
3 – Resistir às demissões e falências e organizar os desempregados.
4 – Incrementar a denúncia contra as medidas de criminalização das lutas sociais realizada pelos governos e pela mídia, a serviço das grandes empresas.
5 – Elevar a consciência sobre os problemas ambientais e seu vinculo com o sistema capitalista e pregar a sustentabilidade de qualquer projeto de desenvolvimento.
6 – Assegurar que riquezas, como o petróleo, sejam utilizadas para solucionar os problemas nacionais.
7 – Avançar na solidariedade ativa com os trabalhadores e os povos da América Latina e do mundo.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I