No próximo mês de julho de 2009, do dia 21 ao dia 25, vai acontecer em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, o Encontro das Comunidades Eclesiais de base. Será o Décimo Segundo Intereclesial, de acordo com a denominação que explicita o caráter desse tipo de encontro, que reúne as comunidades eclesiais que quiserem participar, por iniciativa de cada uma delas, sendo todas acolhidas por uma determinada diocese católica, que as recebe e se responsabiliza por todo o encontro.

O que chama a atenção deste encontro é o lugar em que se realiza. Desta vez será em plena Amazônia, numa cidade típica das aglomerações urbanas surgidas à beira de rio, como ponto de apoio para o transporte fluvial, como aconteceu com a grande maioria das cidades situadas no território da Amazônia.

Num momento em que as atenções se voltam para a Amazônia, pelos mais diversos motivos, as CEBs escolheram uma cidade da Amazônia para realizarem o seu grande encontro, que costuma servir de referência para a continuidade de sua caminhada. Não existe uma articulação nacional estável das Comunidades Eclesiais de Base. Elas fazem questão de se integrarem, cada qual, em sua própria diocese. Elas querem ser comunidades das Igrejas Locais, das Dioceses. Os seus encontros “intereclesiais” servem de estímulo, de apoio mútuo, de alargamento de sua visão eclesial, de troca de experiências e de incentivo para o prosseguimento de sua caminhada.

Quem mais diretamente se sente envolvida é a Diocese que acolhe o intereclesial. Desta vez, a Arquidiocese de Porto Velho. Ela é o ponto de convergência de diversas dioceses ao seu redor, situadas no Estado de Rondônia, no Estado do Acre, e em parte do próprio Estado do Amazonas, abrangendo as dioceses de Ji-Paraná e Guajará-mirim em Rondônia, Rio Brando e Cruzeiro do Sul no Acre, e Lábrea e Humaitá no Amazonas. Recentemente estes dioceses passaram a constituir um novo Regional, no contexto da CNBB, o “Regional Noroeste”.

Solidários com a Amazônia, queremos que o Décimo Segundo Intereclesial se torne uma grande bênção para todos os participantes, mas especialmente para toda a Amazônia.

(*) (www.diocesedejales.org.br)

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]