Edilberto Sena 19 de maio de 2009


Numa época em que o mundo todo está em crise financeira, onde Bancos vão à falência, indústrias desempregam trabalhadores, o governo brasileiro decide enfrentar o monstro, favorecendo o consumo popular. Essa generosidade do governo já diminuiu a cobrança de impostos na fabricação de equipamentos domésticos, como geladeiras, fogões e outros. Com isso, esses produtos ficaram mais baratos ao consumidor. O governo foi mais fundo em sua aventura para amenizar os impactos da crise financeira mundial, que como a gripe suína vai invadindo todos os países.
Agora, abriu uma porta de atração no Banco do Brasil para financiamento de fogões e geladeiras, ao custo de 1 e 99% ao mês de juros e com pagamento até 60 meses. Que presente de natal antecipado! Até parece o Banco do Brasil com as lojas de importado 1 e 99. Financiamento assim tão facilitado é coisa rara, especialmente numa época de crise mundial.
Isso é bom ou é ruim? Assim como também esses empréstimos bancários, os micro créditos são bons ou ruins? Como diz o outro, depende! De quê? Depende de o freguês ter com que cumprir o compromisso de pagamento das prestações. E aqui está o perigo. Em geral, quem tem algum recurso já comprou um fogão, uma geladeira, um liquidificador. Quem ainda não tem é porque seu rendimento ainda não é suficiente. Essas pessoas serão as mais freqüentes freguesas desses financiamentos de 1 e 99.
A questão é, e depois de algumas prestações pagas, se faltar dinheiro para continuar o pagamento, o que vai acontecer? Que se saiba, Banco não faz filantropia e o generoso financiamento 1 e 99, promovido pelo governo federal, não é a fundo perdido. Então, esse financiamento barato de geladeira e fogão, assim como esses micro créditos facilitados, pode ser uma armadilha perigosa para os pobres que têm direito a um conforto de uma geladeira, mas cujo rendimento é baixo. O que se ouve é que muitos idosos aposentados estão argolados com os micro créditos.
Certamente quem mais ganha com essa aventura do governo são as lojas de eletrodomésticos., e os donos das fábricas de fogões e geladeiras. Afinal, o governo federal está favorecendo os consumidores ou os fabricantes de eletrodomésticos? É preciso muito cuidado antes de morder mais esta isca do financiamento 1 e 99.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]