Dentro de um ano, neste mês de maio, estará acontecendo o 16º. Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, capital da República. Ele acontecerá do dia 13 ao dia 16 de maio. O motivo é bem especial e adequado. 2.010 é o ano cinqüentenário da inauguração de Brasília como nova capital do país, em 1970. Simultaneamente, ao se inaugurar a nova cidade, a Igreja criou a nova diocese de Brasília, dando-lhe desde o início o status de arquidiocese.
Já é a segunda vez Brasília hospeda um Congresso Eucarístico Nacional. E o motivo foi o mesmo. Em 1970, ao celebrar o décimo ano da fundação de Brasília, foi realizado lá, também naquele ano, um Congresso Eucarístico Nacional.
Desta vez o tema do congresso será: Eucaristia, Pão da Unidade para os Discípulos missionários. Com o lema: Fica conosco, Senhor!
Os congressos eucarísticos são momentos oportunos para a expressão pública da fé cristã do povo brasileiro. Este Congresso de Brasília tem, sobretudo, a missão de sublinhar a profunda identificação entre a fé cristã e a história de nosso país. Ela foi expressa de maneira eloqüente na coincidência entre a inauguração de Brasília e a criação da arquidiocese. O Congresso do ano que vem nos dá a oportunidade para confirmar esta identificação, apontando ao mesmo tempo os desafios da coerência que precisa derivar da vocação cristã do povo brasileiro.
O Congresso Eucarístico de Brasília, em maio de 2.010, será ao mesmo tempo uma festa de fé, e um compromisso de cidadania.