Dasilva 6 de abril de 2009


AS CARACTERÍSTICAS DA CRISE

A atual crise é profunda, prolongada, com características depressivas e recessivas. É uma crise econômica, ambiental, ideológica e política. Uma crise global – atinge todos os países do mundo. A fase neoliberal do capitalismo, enquanto projeto, se esgotou porque já não corresponde aos interesses atuais do capitalismo.

É uma crise ambiental porque revela a falência do modelo de desenvolvimento, de consumo. A base de consumo impulsionada pelo capital não tem mais respaldo nos recursos naturais disponíveis no planeta.

A crise coloca em evidencia o esgotamento de uma ordem econômica e política mundial. A atual crise é parte da “Crise Geral do Capitalismo”, enquanto sistema desprovido de futuro histórico que deverá ser superado pelos povos. Tudo isso permite afirmar que a atual crise encerra um período histórico e inaugura um novo momento com distintas tarefas políticas ideológicas e organizativas.

Na crise ocorre uma intensificação do conflito e altera-se a correlação de forças. Surgem possibilidades de janelas transformadoras. A crise estrutural é uma premissa material para o surgimento de situações inovadoras. Mas, a superação das contradições internas do capitalismo, sem a presença de forças novas de transformação que aproveite essa situação, a crise terá uma solução capitalista.

As saídas clássicas que as elites usam para enfrentar a crise são: a) Destruir a super-acumulação através de guerras de conquista; b) Recomposição da taxa de lucro com super-exploração dos trabalhadores; c) Diminuição absoluta e relativa do valor da força de trabalho; d) Uso do Estado para apropriar-se da reserva social: pela dispensa de impostos, pelo oferta de crédito facilitado através de bancos públicos, venda de empresas “podres” (estatizações temporárias).

A crise atual também acarreta o enfraquecimento da hegemonia econômica e política dos EUA, embora mantenha inalterada sua hegemonia militar. A crise acentua o desgaste que se produziu ao longo dos oito anos do Governo Bush porque os EUA trilham uma política unilateral. Se os interesses internacionais eram contrários aos seus, tomavam seu caminho, desprezaram as instituições internacionais – não liga para a ONU, invade o Iraque, não assina o Protocolo de Kyoto, não ouve seus aliados na Europa, na hora das decisões….

Moralmente o desgaste é maior, devido à mentira que foi a invasão do Iraque e o atoleiro em que se meteram com a invasão do Afeganistão. A base de Guantánamo e as revelações da prática sistemática de tortura também contribuem para esgarçar o Império do ponto de vista moral. Culturalmente, o modo de vida estadunidense não pode se generalizar mundialmente, pois é inviável e mesmo lá esse modo de vida está abalado.

A América Latina tende a jogar um papel importante nessa conjuntura internacional, já que protagonizou importantes ações de resistência ao neoliberalismo, elegendo governos populares que podem ser decisivos no fortalecimento de uma correlação de forças favorável á classe trabalhadora numa nova ordem econômica e política mundial.

O Brasil não está menos vulnerável a crise, pois, o elevado grau de dependência constitui um forte fator desestabilizador. Virão crescentes turbulências decorrentes de problemas cambiais. O superávit comercial deve diminuir rápido, o superávit em transações correntes já virou déficit e a relação entre importações e reservas internacionais deve aumentar no futuro próximo. Os impactos sociais serão intensos.

A descoberta de jazidas petrolíferas gigantescas na camada pré-sal altera o significado geopolítico do Brasil no sistema mundial e acentua a importância de País, no período histórico inaugurado pela crise. Como a elite brasileira não tem projeto de caráter nacional porque seu projeto é o da elite internacional, ela apenas desenvolverá medidas de aprofundamento de sua integração subordinada, intensificando seu processo de reversão neocolonial.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]