([email protected])

As notícias que chegam do governo federal, tanto de ministros, como do próprio presidente da republica são positivas. A crise financeira mundial tem e terá leves conseqüências para a economia e a população brasileira, segundo eles. Embora hoje o presidente esteja mais cauteloso e não fala mais em marolinha, ou pequeno banzeiro, já fala agora até em tocar nas cadernetas de poupança de quem tem.

Esse otimismo insistente do pessoal do governo federal deixa de pulga na orelha a quem observa outros sinais não tão positivos. Primeiro, que há pensadores sérios que garantem que o Brasil e a população vão sim, sofrer conseqüências mais graves dessa crise indecente do capitalismo mundial, que o pior está ainda por vir. Os grandes provocadores da crise vão dando o jeito de se sair bem dela e o pau vai cair em cima dos mais fracos, incluindo ai o Brasil.

Além disso, chega um outro sinal de que a crise no Brasil não será suave. Chega por aqui a notícia de que as autoridades estão fazendo cadastramento de mais famílias para o bolsa família. Ora se está aumentando o número de famílias que precisam daquela bolsa, é sinal de que está aumentando a miséria. Só no município de Santarém, no ano passado eram mais de 20 mil famílias nessas condições; provavelmente vai aumentar o número após esse novo cadastramento.

Não adianta o pessoal do governo anunciar que milhares de famílias tenham saído do Estado de miséria com o suporte do bolsa família, pois esse suporte é um gesso econômico, na hora em que retirar essa dependência, boa parte dos ascendentes voltarão ao estado de miséria, pois não há tanto aumento de emprego assim como dizem.

O bolsa família que era para ser temporário, do primeiro mandato do presidente, tornou-se uma muleta para o sucesso. Frei Beto que era linha de frente no projeto Fome Zero, abandonou o governo do seu amigo Lula, por ver que o plano Fome Zero perdeu o rumo e o governo não reagiu, não avançou e se conformou com a ilusão do bolsa família.

Daí, quem está falando a verdade? Os discursos otimistas, ou a realidade do bolsa família, isto é, da miséria? Se só no município de Santarém são cerca de 100 mil pessoas dependendo dos R$ 125,00 por mês, como falar que a vida melhorou para boa parte dos brasileiros que vivia na miséria? Vivia ou continua vivendo?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]