Estamos iniciando o tempo da quaresma. Quando empreendemos uma longa viagem, as providências são maiores. Não se perde a hora, e partimos resolutos, com a disposição de enfrentar a distância e todos os imprevistos que podem se atravessar pela frente.

Esta também a disposição que precisamos ter para empreender a caminhada da quaresma. Ela é exigente, ela nos propõe um caminho bem detalhado, que nos leva a um objetivo bem definido, que precisa ser alcançado.

Como o Cristo em sua última viagem a Jerusalém, também precisamos entrar na quaresma com a mesma atitude de quem parte resoluto, e nem pensa em desistir. “Eis que subimos a Jerusalém”, advertiu Jesus aos seus discípulos, que estavam assustados com a firma decisão do Mestre de ir ao encontro do grande confronto que o aguardava em Jerusalém.

Os quarenta dias da quaresma são carregados dessas ressonâncias antigas. Lembram tantas quarentenas que a Bíblia testemunha: os quarenta dias do dilúvio, os 40 anos da caminhada do povo de Israel saindo da escravidão do Egito, marchando para a terra prometida, os 40 dias de jejum e oração vividos por Cristo no deserto, e também os seus 40 dias de aparições após sua ressurreição.

Para expressar uma realidade grande e consistente, a medida boa é quarenta. Esta a medida que a quaresma nos apresenta. Entremos dispostos a ir até o fim, acompanhando o Cristo que foi à nossa frente, e agora nos convida a reviver o seu mistério pascal.

Que a graça de Deus nos acompanhe, do início desta quaresma até o domingo de Páscoa! Então, poderemos celebrar com alegria renovada a vitória de Cristo sobre a morte e a vida nova que ele nos concede.

(*) www.diocesedejales.org.br

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]