Quem me conhece sabe que vivo mais no virtual do que no real, e sempre recebo broncas por isso… Quando saio do virtual e vivo um pouquinho no real… Não é diferente… Vai entender estes “Admiráveis Mundos Novos” >:-(
Dia destes fui “arrastada” para uma festinha e lá estavam… Parentes… Amigos… Risos… Cervejinhas e conversas.
E foi nesta roda-bate-papo descontraído que surgiu o assunto “Religião & Política” e uma Figura Afimação-Questionamento:
– Se eu fosse vocês não entrava nesta questão, ou terão que me responder uma dúvida que me acompanha há muito!
Claro não podíamos deixar de ouvir o jovem que aos seus 22 anos de idade “tinha uma dúvida…” e justamente com relação à Religião & Política… Assuntos inquestionáveis, mas que também não podemos deixar de lado, principalmente quando dois copos de cerveja já começam a deixar a vida mais leve e assuntos quaisquer mais filosóficos.
E em meu limite alcoólico (duas latinhas) perguntei:
– E qual é a sua dúvida… Meu jovem rapaz?
– A maioria das religiões, quase todas, diga-se de passagem, 99,99% dizem que Deus é onipotente, onipresente e onisciente… Isso quer dizer que ele sabe das coisas, antes mesmo delas acontecerem… Certo? Então se ele sabia que a Terra ia virar este caos… Guerras… Fomes… Gente matando gente… Crianças morrendo… Inocentes pagando por crimes que nunca cometeram… Veja!!! Se Deus sabia disso tudo por que permitiu ou permite que o homem viva fazendo coisas erradas???? – Respondeu me perguntando o rapaz…
“hummmm” – pensei…. e tentei responder… não de acordo com o líquido ingerido e já no auge de suas funções, mas de acordo com uma vivência de mais de quarenta anos em religiões e pesquisas muitas… Começando pela teoria “Adventista”… Não convenceu… “Testemunhos de Jeová…”. Pior ainda… Quando tentei pelo Cristianismo… Ele riu às gargalhadas… E acrescentou…
– Mas como? Tem Cristão matando Cristão!!!… Estoura ai uma guerra e o que difere um ser humano do outro é apenas a Língua Pátria Mãe Gentil, aquela que manda matar seu irmão em religião só porque ele fala outra língua e mora além da fronteira… Sem nem ao menos saberem que são “irmãos” em doutrinas cristãs, os soldados “irmãos” acabam se matando… E nesta hora… Cadê o Deus de cada um… Ou melhor, cadê o Deus dos dois??? Na hora “H” somente Ele sabe que os dois são cristãos e que são Universal do Reino Dele ou deixa morrer o cristão que fale uma língua por classificação? Sabe aquela de Primeiro… Segundo… Terceiro mundo…
“Hummmmm” – Falei então de uma “terra além” onde não haverá guerras, dores, lutas e que com certeza Deus não estaria também de acordo com o que “acontece por aqui” devido a certas ideologias e a certas vaidades de soberanos. E o jovem sorriu, dava para ver em seu sorriso, que ele estava com pena de mim… E com certeza pensava, “que pessoa idiota…”.
Resolvi dar algum testemunho de minha vida…
– Jovem, eu te entendo lá pelos meus 22 anos de idade eu também era uma pessoa muito questionadora, pesquisei teologia… Doutrinas cristãs… Sempre procurando por “respostas” não sou desta ou daquela religião… Acredito em Deus, e espero ainda que Ele acredite em mim… E você somente vai encontrar respostas aos seus questionamentos quando Ele próprio responder a você, como fez comigo… Chegará esta hora… (rs).
– É quem sabe – respondeu-me o jovem sorrindo.
Ai então cai na besteira de lhe contar algumas experiências que tive com Deus, e como sobrevivi a todas as provações por que passei em minha vida… Ele sorriu mais uma vez dizendo: – É… Darwin explica.
– Hummm teorias e leis dos mais fortes em sobrevivências… Não estou falando de Darwin e sim de Deus e Eu… Meu jovem rapaz… Aliás, conheço estas historinhas de leis de sobrevivência desde que nasci e muito mais na prática do que em teorias.
– Ótimo saber que existe ai dentro de sua pessoa uma “criança” que me entende – respondeu-me ele.
– Sim… E pode ter certeza… Que alguém lá em cima na hora certa vai responder a esta questão sua, já que eu infelizmente não consegui… – respondi pensativa.
– Não se preocupe com isso – disse-me ele e acrescentando – como Religião & Política não se discute… Não se culpe por isso… Afinal ninguém nunca me responde mesmo… Mas de uma coisa eu sei… Falando sobre política agora… Jamais vou matar um irmão meu de qualquer que seja sua raça… Cor… Religião ou nome… Disto eu tenho certeza… E garanto. Sabe por que? Não fiz juramentos a Bandeira, não sou considerado cidadão e se tiver que matar em uma guerra – prefiro ser morto. Não que deixe de amar minha Pátria, amo-a mais que qualquer outro “cidadão” neste país. E não apenas por isso que prefiro morrer a matar. Acredito que ainda exista uma chance de existir paz na terra entre os homens. Só isso.
Senti tristeza em suas palavras – e pedi aos céus que um dia respondesse as dúvidas-questionamentos daquele rapaz, que cabisbaixo foi até a geladeira buscar para nós mais uma cervejinha. “Bom” – pensei “Hoje, estou no real mesmo sair do limite com uma latinha a mais ou a menos não vai fazer diferença. Ainda arrisquei enquanto ele se afastava.
– Hey, anjo qual seu nome mesmo?
– Gabriel… 🙂
—————————————————