Chegaram os dias do carnaval. Eles são vividos de maneira muito intensa por milhões de brasileiros. O carnaval se tornou uma das expressões típicas que identificam a índole e a cultura do povo brasileiro.

Dada sua importância, ele é programado por muita gente, que por vezes empenha longos meses de preparação para participar dos desfiles previstos.

São louváveis as providências do poder público, pensadas para garantir a ordem e criar condições favoráveis para as apresentações programadas com responsabilidade, sobretudo pelas escolas de samba.

O carnaval tem seus valores. Ao mesmo tempo, resulta evidente que estas manifestações intensas abrem caminho para muitas ambigüidades e contravalores, que acabam pervertendo o sentido do carnaval.

Nesse ano a Campanha da Fraternidade apresenta o tema da Segurança Pública. Desta vez o próprio carnaval se torna motivação oportuna para assumir desde já a Campanha da Fraternidade. Sobretudo para nos darmos conta que a segurança pública tem nas atitudes pessoais a sua primeira garantia. Quando sabemos agir com responsabilidade, também quando nos descansamos ou nos divertimos, vamos garantindo o ambiente indispensável para a nossa segurança pessoal e também a segurança pública.

Assim é o carnaval. Depende de como ele é vivido. Ele também se destina a testemunhar a beleza da vida, e a despertar em nós sentimentos de amor fraterno e de gratidão a Deus. O carnaval nos desperta para a quaresma, que nos leva à celebração do mistério pascal de Cristo, manifestação suprema do amor de Deus por nós.

(*) www.diocesedejales.org.br

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]