Entramos na semana que nos leva ao carnaval. A data é determinada pelo início da quaresma, na próxima semana, com a quarta-feira de cinzas. Esta é sempre a primeira consideração para situarmos o significado do carnaval, sua importância e seu valor: ele se define a partir da quaresma, ele se confronta com a quaresma, ele se entende à luz da quaresma. O carnaval foi pensado como um breve momento de pausa, de descanso e de predisposição para assumir em profundidade o longo e intenso período da quaresma. A quaresma deveria qualificar o carnaval.

Pelo impacto que produz em nossa sociedade, pela expressão cultural que ele constitui, o carnaval precisa ser olhado com atenção, e ser analisado com discernimento. Há valores que precisam ser reconhecidos, há abusos que precisam ser condenados, há perigos a serem advertidos, e há ambigüidades que precisam ser corrigidas.

As estatísticas de acidentes, violências, roubos e mortes se constituem na primeira advertência, dirigida a todos: mesmo os que não participam das manifestações do carnaval podem se ver involuntariamente envolvidos. Mais ainda precisam se prevenir os que se dispõem a participar. Precisam cuidar para não transformar em tristeza o que esperavam ser pura alegria. Quantas decepções os carnavais já aprontaram para muita gente.

Ao mesmo tempo, o carnaval não se constitui só de riscos e de perigos. Pode ser vivido de muitas maneiras, dentro do espaço que ele oferece para a descontração, o descanso, a reflexão e também a oração.

Temos pela frente uma semana importante, que se constitui em referência indispensável para o calendário do povo brasileiro. Advertidos dos seus valores e dos seus contravalores, nos disponhamos a vivê-lo com discernimento, equilíbrio e responsabilidade.

(*) (www.diocesedejales.org.br)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I