Edilberto Sena 21 de fevereiro de 2009

([email protected])

Pouco a pouco surgem sinais de que, ou cuidamos da natureza, ou nos destruímos a todos. Quando Deus arrumou o planeta e entregou aos seres humanos para cuidar dele e usufruir seus frutos, ele depositou responsabilidades, por isso criou os seres humanos com raciocínio e liberdade. Ele deu inteligência e raciocínio para que se aprendesse com a própria experiência e senso de bem comum a cuidar da mãe natureza.

Infelizmente, muitas vezes os grupos humanos deixam de usar a consciência ética, agem por ambição e mesquinhez e só tarde descobrem que a natureza reage quando maltratada.

O desmatamento nas regiões de Santarém, Belterra, Monte Alegre, Alenquer e outros municípios tem já causado mudanças no clima e também na falta de frutos na floresta, no êxodo rural e aumento de bairros desorganizados nas cidades. Mas nem tudo é pessimismo, também já se percebe sinais de tomada de consciência ecológica em certos grupos humanos.

Na cidade de Santarém, banhada por dois grandes rios e vários igarapés, já há sinais de vida em grupos que tentam evitar mais estragos além dos causados nos igarapés. Não só na defesa do lago do Mapiri e do Papucu, mas também nos igarapés do Urumari, no Santo André, no bairro Vitória Régia e Nova República.

Antes tarde do que nunca. O caso mais recente do igarapé do Maicá também pode ser sinal de vida. A luta não pode ser por que o igarapé é de um grupo e não de outro, mas é de todos e deve ser zelado por todos.

Infelizmente ainda faltam grupos conscientes para cuidar dos igarapés do Irurá, Rocha Negra, Cucurunã, São Brás e tantos outros da região, que já foram cristalinos e hoje estão poluídos. Quando um mesquinho espírito de porco aterra ou derruba árvores à beira de um igarapé em qualquer local deve ser denunciado e punido por que está atingindo um bem de todos.
Os índios tinham plena consciência de que a água é sagrada, por isso cada rio e igarapé tinha seu protetor que punia os malvados. Hoje, a mãe dos igarapés os defendem, denunciando os perversos que prejudicam a natureza.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]