([email protected])

Após quase um ano de batalha dos trabalhadores na construção civil o sindicato organiza um dia de confraternização dos sócios. Que bom que isso acontece. Pena que ainda muitos pedreiros, carpinteiros e outros, que ajudam a construir casas e prédios, não participem da confraternização. Ou por desconhecer as vantagens de um sindicato, ou por que o sindicato não tem dinamismo e não garante as vantagens que ele merece.

Esta pode ser uma razão que leva vários outros sindicatos de trabalhadores a serem apagados, sem expressão. Numa cidade como Santarém há cerca de 20 sindicatos de trabalhadores, das mais variadas categorias. Em outras cidades do Oeste do Pará, pouco ou quase nada se sabe da existência de sindicatos de trabalhadores, com exceção de sindicatos de trabalhadores rurais e de pescadores, as colônias Z, que por um motivo de benefício monetário funcionam praticamente em todos os municípios ribeirinhos.

Por que será que não se ouve falar de movimentos reivindicatórios de categorias de trabalhadores, como de hotelarias, vigilantes, construção civil, estivadores, panificadoras e outras mais? Greves só se ouve uma vez ou outra do sindicato de professores, cujo patrão é o Estado ou município.

Por que no dia 1º de maio, quando muito, os sindicatos promovem festas com refrigerantes?

Sindicalismo, em sua origem é uma organização de classe. Na divisão de classes sociais, os patrões são organizados e até têm um sindicato. A divisão existe porque patrão busca o lucro do uso de seu capital e para isso, ele utiliza a mão de obra dos trabalhadores. Enquanto o patrão lucra com a mais valia do suor do trabalhador, este apenas ganha o limite da sobrevivência. Portanto na convivência laboral há uma oposição de interesses entre o dono do capital e os donos da força do trabalho. Daí a necessidade de um sindicato para defender os interesses dos trabalhadores. Interesses esses que são mais do que o salário e as férias com o 13º.

Hoje, o governo planeja tirar vários direitos da classe trabalhadora para maior lucro do patrão, mas não se ouve falar que os sindicatos em Santarém estejam preocupados, promovendo encontros para defender seus sócios. Isso é ruim. Sindicato conformista perde sentido de ser, porque deixa sua categoria sem força para defender seus direitos.

Infelizmente em Santarém, como em outros municípios e no país todo há um enfraquecimento do sindicalismo quedeiz a classe trabalhadora mais nas mãos famintas dos patrões, que querem mais e mais lucros.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]