Será que um outro mundo diferente desses que vivemos é possível? Sem guerras, sem gente ficando rica explorando outra gente? Será que é possível se mudar esse mundo de forma que as pessoas se respeitem se tolerem e se amem? Um mundo em que as matas fiquem livres, os rios não sejam poluídos e as cidades, os países vivam em verdadeira paz? Um outro mundo é possível sim é o que pensam muitas pessoas no mundo.
Cerca de 80 mil dessas pessoas estarão reunidas por seis dias em Belém do Pará daqui a poucos dias. O Fórum Social Mundial é um momento que vem acontecendo já desde o ano dois mil no mundo.
Pessoas que dedicam suas vidas a construir a paz com justiça em quase todos os países do atual mundo se deslocam de suas terras e vão ao encontro de outros que também acreditam nesse outro mundo possível.
Quando aconteceu o primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) eram apenas umas duas mil pessoas, agora são esperados cem mil participantes, oitenta mil já se inscreveram. Muitos que se aproveitam do sistema de vida do mundo atual, que vivem bem explorando outras pessoas, ou os cofres públicos, esses riem do Fórum Social Mundial.
Dizem que é perda de tempo, que é só turismo, que a vida é assim como temos hoje. Para tais pessoas não há chance de se ter outro mundo diferente, só no céu. Mas está crescendo o numero daqueles e daquelas que já perceberam que esse sistema atual de mundo, cheio de injustiças, corrupção e guerras não pode mais continuar.
Um mundo em que generais e presidentes preferem matar crianças e idosos em Gaza e no Iraque, ou matar de fome no Haiti, no Paraguai e em toda a África para que grandes empresas explorem petróleo, minérios e madeiras de florestas, esse mundo caminha rapidamente para o aniquilamento.
Um outro mundo é sim possível e é urgente que pessoas e autoridades lutem por esse mundo de dignidade e paz. O fórum Social Mundial que vai acontecer em Belém é sinal dessa esperança.