Edilberto Sena 26 de dezembro de 2008

([email protected])

“Não estou muito entusiasmado com esse Natal…” , pensa o ex menino, hoje adulto aniversariante, Jesus de Nazaré, conhecido por Cristo. E continua ele – “às vezes fico a me perguntar, de que adiantou tanto empenho que tive 2008 anos atrás, ou melhor, dizendo, 1978 anos atrás, quando andei pela Galiléia, Judéia e Jerusalém. Mostrei um caminho de luz, provei que amar é o dom maior de uma vida, dei minha vida, que poderia ter guardado para mim. E olha só o que fizeram da vida humana, da Amazônia e do planeta. Hoje, no tempo de meu Natal, só se fala em mudanças climáticas, desastres ambientais, crise financeira do capitalismo, desastre no sul do Brasil, guerras de libertação, fome dengue e mais. Não foi isso que quis, não foi isso que
tentei mostrar quando perdoei a mulher adúltera e o Zaqueu; não foi isso que eu ensinei aos discípulos que se devia perdoar 70 vezes 7 e mais ainda, quando eu poderia ter negociado com meu amigo Judas para ele não me entregar aos sumos sacerdotes. Poderia, mas não o fiz, tive que beber o cálice amargo.

1978 anos depois, boa parte da gente me engana, diz que Natal é tempo de festa e alegria, mas gasta fortunas com presentes, comidas, bebidas, sem se
darem conta que 2 bilhões de meus irmãos e irmãs passam fome. O que me deixa indignado também são aqueles que passam o ano explorando os outros e no dia de meu aniversário oferecem sopa para mendigos e levam roupas usadas nos bairros de periferia e se iludem que estão honrando a data de meu aniversário.

O que me deixa com certo conforto é que há um grupo de pessoas e até de governantes que estão de fato arriscando a própria vida para construir um outro mundo, baseado nos valores que pratiquei e ensinei. Ainda bem, não são poucos, até que gostaria de citar alguns nomes, mas não quero provocar ciúmes nos vivos. Esses sim, honram meu aniversário, alguns deles até sem se importar com o Jesus de Nazaré, nem acreditam que sou Deus, que se fez pessoa humana por amor, mas fazem o que ensinei, amam.

Sem criar ciúmes, que aqui no céu não se sabe o que é isso, neste Natal quero um jantar de aniversário com alguns que escolhi por um motivo especial. Estão convidados: minha mãe (essa não poderia deixar de fora…), Mahtma Gandhi, Tereza de Calcutá, Che Guevara, Patrice Lumunba, Luther King, meu amigo Marsau Guarany, a audaciosa Doroty Stang (esta chegou há pouco e ainda está saudando seus vários amigos e amigas lá do Pará), gosto de todos, mas gosto muito da Doroty, por ter mantido sua juventude guerreira até seus 74 anos. Tenho ainda uns outros convidados, mas que não vou dizer a vocês que me lêem, para não criar aquela ciumeira, porque aí na terra eles e elas não se ligaram com minha Igreja, porque ela não foi muito fiel em todo tempo, mas estes e estas levaram a sério as bem aventuranças que preguei, mesmo se dizendo ateus. Só vou dizer um nome, adivinhem… Rosa Luxemburgo e ela já aceitou o convite. Aqui no céu ela, continua suas discussões sobre o socialismo que precisa acontecer na terra. Eu também creio que a saída para a crise que vive o mundo hoje é o socialismo.

Hoje, 2008 Jesus conclui sua meditação assim: “quanto a você, como vai celebrar o Natal, meu aniversário? Que presente vai me dar? Não se espante, também gosto de receber presentes. Não me venha com quinquilharias do consumismo, como MP4, lap top e coisas parecidas, você já deve saber que tipo de presente gosto muito. Feliz natal para você…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]