agosto 2008.
Sugestões para estudo em grupo
Vale a pena repetir algumas observações da parte I. Por exemplo, que:
1. Estudar é uma necessidade vital para a formação de qualquer grupo.
2. Não tem o objetivo de tornar as pessoas sabidas que repetem conceitos de modo abstrato, nem para tomar a teoria como fórmula acabada ou receita para os problemas da luta de emancipação.
3. Estudar é compreender o que se lê, refletir sobre o assunto abordado, reter o fundamental e estabelecer relações com idéias aprendidas da própria prática.
4. Não é fácil estudar quando não se cria um hábito do estudo. É necessário vontade de aprender, perseverança para resistir à primeira dificuldade e encarar o estudo como uma tarefa, com o mesmo rigor que outras.
5. O estudo se sustenta quando considera pilares básicos: participação numa luta e organização, em atividades sistemáticas de formação e estudo individual.
6. O estudo, individual ou coletivo, alcança seu significado pleno quando é resposta a uma pergunta do cotidiano.
7. As pessoas e grupos podem e devem criar formas e ritmos de estudo, adequados à sua realidade.
Algumas “dicas” podem ajudar em um plano de estudo de grupo
1. Ter uma coordenação que estimule e facilite a participação de todas as pessoas.
2. Fazer a leitura integral de um bloco, capítulo ou texto, em voz alta, com clareza para uma visão de conjunto do conteúdo.
3. Reler, individual ou por proximidade, para fixar e permitir o debate e o aprendizado.
4. Realizar partilha onde as pessoas expressem e debatam opiniões e dúvidas.
5. Identificar o tema central – a coordenação recolhe e ordena, a partir da compreensão dos participantes, sobre a leitura.
6. Tentar chegar à idéia central da leitura vendo argumentos, fatos e exemplos ligados a essa idéia central.
7. Anotar dúvidas, impressões, passagens e questões despertadas pela leitura.
8. Interpretar associando idéias do texto com as do grupo ou de outras leituras.
9. Aprender a criticar, formar opinião própria, fazer apreciações sobre o texto.
10. Tirar conclusões e aprendizados úteis na prática das pessoas e do grupo.
11. Resumir em palavras-chave, frases ou desenhos as idéias mais importantes.
12. Encaminhar a próxima etapa do plano de estudos.
Obs: Imagem enviada pelo autor
A Parte I foi postada no dia 13 do corrente mês e a Parte III será postada no próximo dia 27.