agosto de 2008

Necessidade de estudar

Estudar é uma necessidade vital para a formação de qualquer grupo. Não tem o objetivo de tornar as pessoas sabidas que repetem conceitos de modo abstrato, nem para tomar a teoria como fórmula acabada ou receita para os problemas da luta de emancipação.

Quando se fala em estudo logo se pensa cursos. Cursos, palestras, debates são atividades da formação para ajudar a organizar as idéias básicas da teoria, da política e da cultura.

Os cursos não substituem o estudo individual. Ele continua indispensável na preparação, aprofundamento e aproveitamento dos próprios cursos. O estudo só se sustenta quando considera três pilares básicos: participação na luta e organização, atividades sistemáticas de formação e estudo individual.
O estudo, individual ou coletivo, alcança seu significado pleno quando é resposta a uma pergunta do cotidiano. As experiências de estudo que partem de um texto, em geral, acabam em frustração. O estudo se torna útil quando busca, no acumulado da prática social, uma inspiração para as questões da lida diária.

Sugestões para estudo individual

Estudar um texto é procurar compreender o que se lê, refletir sobre o assunto abordado, reter o fundamental e estabelecer relações com idéias aprendidas da própria prática. Não é fácil estudar quando não se cria um hábito do estudo.

Por isso, é necessário tanto a vontade de aprender, como a perseverança para resistir à primeira dificuldade e encarar o estudo como uma tarefa, com o mesmo rigor que outras. As pessoas podem e devem criar formas e ritmos de estudo, adequados à sua realidade.

Algumas “dicas” podem ajudar em um plano de estudo, individual ou coletivo:
a) Criar uma rotina de estudo – ter um horário e um dia fixo facilita a escolha do tempo disponível para o estudo;

b) Limitar o tempo de estudo – o recomendado é fazer um estudo de, no mínimo 45 e, no máximo, 60 minutos, sem intervalo.

c) Adquirir seu material – cada pessoa deve ter e zelar sua cópia de texto, livro… além de papel, lápis ou caneta para anotações.

d) Escolher o ambiente – um lugar com claridade, ventilação, agradável, sem barulho que ajude na concentração.

e) Cuidar da postura corporal – sentar em vez de deitar-se, manter uma posição relaxada, pés e material apoiados.

f) Pegar uma lição de cada vez – isso ajuda a entender, a gravar e até a pensar numa aplicação prática do conteúdo.

g) Recordar a lição passada – sempre repetir o essencial do estudo anterior, antes de começar uma nova leitura.

h) Folhear o texto: para ter uma visão do conjunto,vale a pena olhar o autor, títulos, palavras, destaques, desenhos…

i) Fazer anotações – com lápis, marcar passagens importantes, os destaques, as novidades, as discordâncias, as dúvidas.

j) Voltar ao texto – se for preciso, ler várias vezes o mesmo trecho para apreender a mensagem, idéias, informações e exemplos.

k) Discutir as idéias – significa que dúvidas, interpretações e divergências devem ser comparadas e esclarecidas.

l) Fazer resumo – fazer o exercício de repetir e resumir, com as próprias palavras, as principais idéias, colocando opiniões pessoais.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

A Parte II será postada no dia 20 do corrente mês.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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