Rômulo Viana 11 de novembro de 2008

[email protected]

A Amazônia não é esse grande “feudo florestal” cultivado no inconsciente de nossas mentes. A Amazônia também não é somente o quintal das aldéias índigenas. Ela também não é esse grande “forno a lenha” que a mídia nos faz acreditar. E o pior: A Amazônia não é somente a delimitação do estado do Amazonas povoado, somente, por indígenas descendentes da antropofagia.

Então o que é a Amazônia?

O que é não! Quem ela é?

A Amazônia é a grande GAIA, mãe natureza. NANDE REKOHA( em Tupi-Guarani) nossa morada. Sim, a Amazônia é a terra de onde nasce a vida. A nossa sustentabilidade nesse planeta. Ela é a grande mãe que abraça seus CUNHANTÃNS amazônidas: posseiros, quilombos, indígenas, ribeirinhos… Todos filhos desta pátria amada também.

Estes a defendem com arcos, flechas e tacápes nas mãos. Não são atrasados como o marketing consumista capitalista os apresenta para a dita “região desenvolvida”. São apenas mantedores dos costumes dos BORARÍS, TAPAJÔNICOS, TUPI-GUARANIS…

Não são preguiçosos ou vadíos. Apenas o desejo maléfico do consumo não os cegou: a natureza sustenta-os.

Grande GAIA. NANDE REKOHA. Com seus 20 milhoes de filhoes. Sim! Brasileiros como você.

Ela pede socorro. Mas não é um socorro de 10 pai nossos ou 20 ave Marias. Pois, de religiosidade o amazônida é RICO.

Queremos sim: respeito e o falecimento do pré-conceito. E sabem como? Levando essa Boa Nova a mais pessoas. Fazendo como o próprio Cristo fez: “Ide. Anuncia a todos os povos essa Boa Nova. Convertendo-os em nome de GAIA E ÑANDE REKOHA”.

“A AMAZÔNIA TEM PRESSA…”

Sou Amazônida. Eu sou Brasileiro….

Se este texto lhe causa inquietação se manifeste…

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]