Edilberto Sena 8 de novembro de 2008

([email protected])

A pastoral do menor cuida de apoiar adolescentes a formar sua personalidade, inclusive mostrando caminhos de vida profissional e vocacional. Ao optar por homenagear dois mestres da literatura brasileira, junto com os e as adolescentes revela um grau importante de pedagogia.

Monteiro Lobato, mestre da literatura infantil tem muito a motivar os menores a se interessarem pela leitura e despertarem a criatividade da fantasia. Machado de Assis, que também começou a vida, garoto, pobre, humilde, tornou-se uma das maiores referências da literatura latino americana, ultrapassando as fronteiras do Rio de Janeiro, onde nasceu, viveu e morreu.

Quem já teve oportunidade de ler seus romances, suas crônicas e seus contos, sabe que ali tem verdadeira literatura. Se Guimarães Rosa marcou presença com o cultivo espetacular dos costumes e linguagem do mineiro; se José Luis do Rego marcou presença com a literatura nordestina e suas características regionais; se outros literatos deixaram suas marcas num ou noutro aspecto da literatura, como Dalcídio Jurandir e Benedito Monteiro, no regionalismo paraense, Machado de Assis é o mestre da arte de escrever. Não só pela variedade de formas literárias, como o romance, a crônica, a poesia e a crítica literária, mas também pela sua capacidade de escrever com precisão, clareza e beleza literária.

Quem leu Dom Casmurro não esquece o enredo e os personagens. Ele soube escrever um capítulo de um romance em uma página, sem perder o fio da meada. E assim, a Pastoral do menor, ao colocar o grande mestre Machado de Assis ao contato dos adolescentes, está fazendo mais do que apenas dar de comer e brincar. Está oferecendo oportunidade de tantos adolescentes criarem o gosto pela boa leitura, uma excelente aula da língua brasileira e quem sabe, despertando os futuros contistas, poetas e romancistas da região.

Santarém tem fama de bons escritores, mas é preciso despertar os jovens, agredidos hoje por muitas bobagens da televisão. Aplauso para a iniciativa da Pastoral do Menor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]