Edilberto Sena 15 de novembro de 2008

([email protected])

Será que é possível o mundo ser diferente do que é hoje? Será que um dia os países vão passar 20 anos sem provocar guerras, sem provocar invasões, sem provocar fome e sede em outros povos? Será que um dia a ganância de lucro irá parar de destruir florestas, envenenar roças com agrotóxicos? Será?

Há um grupo de pessoas que acredita que um outro mundo é sim, possível. Um mundo onde a vida humana valha mais do que crescimento econômico, onde a natureza pode gerar vida e renda financeira sem precisar ser destruída. É possível? É o que está dizendo a turma do Fórum Social Mundial.

Quando um grupo de sonhadores planejou o 1º F.S.M. em Porto Alegre, isso foi em 2001, de lá para cá a cada dois anos cresce o nº de participantes, foram mais de 100 mil pessoas que chegaram de mais de 100 países no último FSM para partilhar suas lutas, sonhos e planos de ação para tornar o mundo mais humano.

Em Janeiro será vez de Belém do Pará hospedar o Forum, antes foi na Quênia, na Venezuela, e vários outros lugares dos outros continentes. Cresce a cada dois anos o nº de pessoas que acreditam ser possível um outro mundo mais humano, mais solidário e mais justo.

Não é um Fórum patrocinado por grandes empresas ou por governos, mas sim, pela contribuição de quem vai lá participar. São conferências de pessoas competentes e comprometidas com a justiça social. Além disso, há dezenas de seminários dentro do Fórum, onde grupos e entidades partilham suas estratégias regionais. Grupos dos movimentos populares de Santarém e do Oeste do Pará já estão se inscrevendo para realizar um seminário no Fórum.

Em Novembro haverá um Fórum Social do Oeste do Pará em Santarém. Será uma preparação de pessoas que acreditam num outro mundo possível e querem ir a Belém em Janeiro para o F.S.M. levando também idéias novas, propostas a partilhar com os que vêm de outros países. Em Santarém se vai aprofundar a esperança e a ação de que também aqui no Oeste do Pará é possível se construir um mundo sem destruir os rios, os peixes, as matas e as culturas que herdamos dos nossos antepassados. Quem também tem essa esperança está convidado(a) a participar tanto do F.S. do Oeste do Pará, como do F.S.M em Belém. Quem vai?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]